Orca branca adulta é vista 'pela primeira vez' na natureza Cetáceo raro foi visto perto da Península de Kamchatka, na Rússia, e recebeu o apelido de 'Iceberg'.


Uma orca branca adulta foi vista pela primeira vez na natureza, segundo cientistas de universidades em Moscou e São Petesburgo. O cetáceo macho, provavelmente albino, foi fotografado perto da costa de Kamchatka, na Rússia, e recebeu o apelido de Iceberg. Ele parece ser saudável e vive em uma família com outras doze orcas. Cetáceos brancos de várias espécies são vistos eventualmente, mas as únicas orcas conhecidas eram jovens, incluindo uma com um problema genético raro, que morreu em um aquário canadense, em 1972.
Nadadeira de 2 metros
O encontro com Iceberg aconteceu durante uma expedição de pesquisa com um grupo de cientistas e estudantes russos, co-liderada por Erich Hoyt, renomado cientista especializado em orcas, que agora faz parte da Sociedade de Preservação de Baleias e Golfinhos (WDCS, na sigla em inglês). 'Já vimos duas outras orcas brancas na Rússia, mas elas eram jovens, enquanto esta é a primeira vez que vimos um adulto maduro', ele disse à BBC.
'Ele tem a nadadeira dorsal de 2 metros de um adulto macho, o que significa que tem pelo menos 16 anos de idade. Na verdade, a nadadeira está um pouco desgastada, então ele pode ser um pouco mais velho.' As orcas - que também são conhecidas como baleias-assassinas, apesar de não serem tecnicamente baleias, mas animais da família Delphinidae, a mesma dos golfinhos - atingem a idade adulta aos 15 anos e os machos chegam a viver 50 ou 60 anos, apesar de 30 ser a expectativa de vida mais comum.
'Iceberg parece estar bem socializado. Sabemos que essas orcas que se alimentam de peixes ficam com as mães a vida inteira e, pelo que podemos ver, ele está bem atrás da mãe com supostamente seus irmãos ao lado', disse Hoyt.
Moby Dick
A causa da pigmentação incomum é desconhecida. A orca branca que vivia em cativeiro, Chima, sofria de síndrome de Chediak-Higashi, uma doença genética rara que causa albinismo parcial, assim como diversas complicações de saúde.
É possível que se tente fazer uma biópsia em Iceberg, mas os cientistas relutam em fazer isso a não ser que haja uma justificativa importante para a preservação da espécie. Eles esperam, no entanto, observar o animal mais de perto para, entre outras coisas, identificar a cor dos olhos do cetáceo. O projeto co-liderado por Hoyt, o Far East Russia Orca Project (Ferop), foi o pioneiro no monitoramento visual e acústico nos mares de Kamchatka e produziu diversos estudos sobre a comunicação das orcas. As pesquisas podem ajudar a entender melhor a complexa estrutura social das 'baleias assassinas', que inclui clãs familiares matriarcais, grupos formados por diversas famílias ou até em 'supergrupos'. Um projeto relacionado busca estudar e preservar o habitat para todas as baleias e golfinhos na costa da Rússia. Nos últimos anos, uma baleia-jubarte branca apelidada de Migaloo gerou grande interesse na Austrália, enquanto a beluga do Ártico é naturalmente branca. A mais famosa baleia branca, no entanto, é a cachalote ficcional Moby Dick, que levou o capitão Ahab à morte no livro de Herman Melville.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/04/orca-branca-adulta-e-vista-pela-primeira-vez-na-natureza.html

Pássaro caramancheiro 'cultiva' plantas para decorar seu ninho!

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (23) pela revista “Current Biology” registrou pela primeira vez no mundo animal o cultivo de plantas para um fim que não seja alimentar.
O caramancheiro é um pássaro nativo da Oceania com um hábito curioso. Os machos constroem verdadeiros ninhos de amor, decorados com plantas e frutas. Quanto mais colorido é o ambiente, mais atraente ele fica aos olhos da fêmea.
Como o nome já diz, o caramancheiro vive próximo a uma árvore chamada caramanchão. Nas regiões que o pássaro habita, outro tipo de planta cresce em volta, em maior número. Esta planta, da mesma família que a berinjela, tem flores roxas e frutas verdes, especialmente atrativas para as fêmeas.
O estudo concluiu que os machos não escolhem o local em que estas plantas existem em maior quantidade. Na verdade, eles as cultivam.
Primeiro, eles colhem as frutas, mas depois de murchas, essas frutas são descartadas. Como o caramancheiro também retira a grama e pequenas ervas das redondezas, as condições ficam ideais para que a planta cresça – e mantenha o ninho bonito aos olhos da fêmea.
“Não achamos que os caramancheiros estejam cultivando estas plantas intencionalmente, mas esse acúmulo de objetos preferidos perto de um local de habitação é, seguramente, a forma como todo cultivo começa”, argumentou Joah Madden, líder do estudo, em material divulgado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Fonte:  http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/passaro-caramancheiro-cultiva-plantas-para-decorar-seu-ninho.html

Nasa lança frango de borracha à estratosfera para estudar radiação!

A Nasa lançou um frango de borracha à estratosfera para estudar os efeitos da radiação solar a 40 quilômetros de altitude. O brinquedo tem nome, Camilla, e é a mascote do Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), projeto da agência espacial norte-americana.
A escolha inusitada se explica por que o lançamento foi feito com um grupo de alunos de uma escola da cidade de Bishop, no estado da Califórnia, e a brincadeira serve para atrair a atenção das crianças.
O frango foi lançado com um balão de hélio. Junto a ele, viajaram sensores de radiação, câmeras, aparelhos de GPS, um termômetro, insetos e sementes de girassol. Embora divulgado somente agora, o projeto foi feito em março, quando uma tempestade solar trouxe alto nível de radiação até a Terra.
O balão de gás subiu durante duas horas e meia e estourou a uma altitude de aproximadamente 40 quilômetros. Camilla estava equipada com um paraquedas e pousou de volta suavemente, trazendo o material de volta para análise.

 Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/04/nasa-lanca-frango-de-borracha-estratosfera-para-estudar-radiacao.html. (acesso em 23/04/2012)
São Luis receberá oficialmente, nesta quarta-feira (18), o título de Capital Americana da Cultura do ano de 2012. A capital maranhense, detentora da nomeação em seu quarto centenário, iniciará, então, as atividades culturais inerentes ao título. A entrega do prêmio, que oficializa a nomeação, acontecerá às 20h desta quarta-feira (18), no Teatro arthur Azevedo, enquanto diversas apresentações folclóricas típicas de São Luís, como bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças portuguesas, entre outras, se apresentam simultaneamente no Centro Histórico, demonstrando a grande diversidade cultural local. Além das belezas naturais, do patrimônio histórico e intelectual, e de sua diversidade cultural, o quarto centenário da cidade também influenciou na escolha de São Luís para o recebimento do título. Para homenagear o momento ímpar na história da capital maranhense, o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade gestora da noemação, dispensou, inclusive, um consurso para a escolha da sede deste ano.
Reconhecimento internacional
Com a oficialização do título, a cidade de São Luís começará, também, a projetar-se internacionalmente através do canal “Antena 3 Internacional”, que exibirá os atrativos de São Luís nos âmbitos da arquitetura, das tradições, da gastronomia, arte, história, e etc. São Luís terá, ainda, presença destacada no anúncio histórico sobre as capitais americanas da cultura, também veiculado pelo canal Antena 3 Internacional, que emite sua programação via satélite 24 horas por dia e chega aos lares através dos principais operadores de TV a cabo e via satélite. A programação do canal é recebida em cinco milhões de lares de 19 países iberoamericanos e EUA e também está acessível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo através da Internet, no site www.teleporlared.com.
Título “Capital Americana da Cultura"
Criado em 1998, o título tem como objetivo promover a integração interamericana a partir da cultura e contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano.
O Antena 3 Internacional (Madri, Espanha) e o Grupo Discovery Channel (Miami, Flórida - EUA) são os canais oficiais de televisão colaboradores.

Veja a lista das últimas cidades a receber a premiação:
Mérida (México) - 2000
Iquique (Chile) - 2001
Maceió (Brasil) - 2002
Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) - 2003
Santiago (Chile) - 2004
Guadalajara (México) - 2005
Córdoba (Argentina) - 2006
Cusco (Peru) - 2007
Brasília (Brasil) - 2008
Asuncão (Paraguai) - 2009
Santo Domingo (República Dominicana) - 2010
Quito (Equador) - 2011
São Luís (Brasil) - 2012
 

Nova Zelândia construirá catedral de papelão.

Líderes da Igreja Anglicana da cidade de Christchurch, Nova Zelândia, apresentaram nesta segunda-feira (16) um plano para construir uma catedral de 25 metros usando 104 tubos de papelão. A catedral seria uma reposição temporária da igreja local, que foi destruída por um terremoto que matou 185 pessoas no ano passado. Segundo o reverendo Craig Dixon, a catedral temporária terá 700 lugares, custará cerca de US$ 4,1 milhões, e seria usada por 10 anos, até a construção da catedral permanente. O projeto será assinado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban. 

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2012/04/nova-zelandia-construira-catedral-de-papelao.html

Designer cria bolhas em meio à natureza para hóspedes de hotel francês

O designer Pierre-Stéphane Dumas inventou uma proposta das mais interessantes dentro do hotel Attrap’Rêves, na França, o que tornou o local um destino muito procurado para quem gosta de se hospedar em locais que fogem à regra: convidar os hóspedes a dormirem em bolhas em meio à natureza. Os quartos são redondos ee infláveis, divididos por temas. Dá para escolher, por exemplo, passar uns dias em uma bolha mais glamurosa ou uma mais relaxante, mais zen. O espaço é de 4m de diâmetro e 3m de altura e possui um ventilador silencioso que faz a renovação contínua do ar. Os banheiros ficam em cháles perto de cada quarto.

Fonte: http://gq.globo.com/estilo/designer-cria-bolhas-em-meio-a-natureza-para-hospedes-de-hotel-frances/

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim: 


A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Leiam no endereço abaixo informações, como:  porque a Páscoa nunca cai no mesmo dia, como o chocolate entrou na história e muito mais. abraço e FELIZ PÁSCOA!
Fonte:   http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html

Sala de cinema flutua sobre lago na Tailândia

O filme é só um detalhe diante da brisa e do vaivém das ondas que balançam esta inusitada “sala de cinema” na Tailândia. Batizada de Cinema Arquipélago, a instalação flutua sobre as águas turquesas e calmas do lago Nai Pi Lae, na ilha Kudu. A estrutura foi montada no mês passado, por ocasião do festival Film on the Rocks Yao Noi, que tem curadoria da atriz inglesa Tilda Swinton. Para chegar até a sala, o público precisa pegar um barquinho até ser acomodado em grandes pufes, que estão distribuídos em cinco nichos – o sexto, mais ao fundo, tem poltronas (área vip?). Os módulos da plataforma ficam lado a lado e em desnível para facilitar a visão da tela e evitar que alguém reclame durante o filme. O áudio também não é prejudicado, mesmo a céu, ou melhor, a mar aberto, já que dois paredões de rochas criam uma espécie de câmara acústica natural e não deixam o som se dissipar facilmente. A construção foi encarada como uma imensa jangada por pescadores locais de lagosta, chamados para erguê-la. Sob orientação do escritório de arquitetura Büro Ole Scheeren, o grupo usou as mesmas técnicas empregadas na montagem de embarcações para fazer os módulos que, unidos, formaram o auditório flutuante. Construídos com material reciclado, os desmontes deram flexibilidade ao projeto – ao fim do festival, a sala seria doada à comunidade, para ser usada tanto como playground quanto para a pesca dos crustáceos. Design para quem gosta de mergulhar de cabeça na sétima arte.

Fonte: http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/sala-de-cinema-flutua-sob-lago-na-tailandia/

Cientistas encontram registro mais antigo do uso de fogo por hominídeos



Um estudo publicado nesta segunda-feira (2) pela “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências, indica que nossos antepassados começaram a dominar o fogo há um milhão de anos - 300 mil antes do que os pesquisadores acreditavam anteriormente.
O artigo afirma que esta é “a mais antiga evidência segura de fogo em um contexto arqueológico”.
A descoberta se baseia em fragmentos encontrados na caverna Wonderwerk, na África do Sul. São cinzas de plantas e pedaços de ossos chamuscados, aparentemente queimados dentro da caverna, e não trazidos de fora por fenômenos naturais. Além disto, objetos encontrados no sítio arqueológico, como minério de ferro, também foram expostos ao fogo. A análise dos especialistas, feita com uma tecnologia em infravermelho, mostrou que a temperatura da fogueira de folhas e gravetos não passava de 700 graus Celsius. O achado fundamenta estudos anteriores, que afirmam que o Homo erectus – antepassado do homem moderno – era adaptado à dieta de alimentos cozidos. “O impacto de cozinhar alimentos é bem documentado, mas o impacto do controle do fogo teria alcançado todos os elementos da sociedade humana. Socializar em volta de uma fogueira de acampamento pode ser, na verdade, um aspecto essencial do que nos torna humanos”, afirmou Michael Chazan, um dos autores da pesquisa, em material divulgado pela Universidade de Toronto, no Canadá, onde ele trabalha.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia



Com ajuda brasileira, Farc libertam 10 reféns na Colômbia

Quatro militares e seis policiais que eram mantidos como reféns da guerrilha das Farc há mais de 12 anos foram libertados nesta segunda-feira (2), na Colômbia, e entregues a uma missão humanitária, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
"Nas últimas horas, em uma zona rural fronteiriça dos departamentos de Meta e Guaviare, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP) liberaram quatro militares e seis policiais, o número total de pessoas que havia sido anunciado por este grupo armado nos meses de dezembro e janeiro", informa o comunicado divulgado pela CICV.
Segundo o texto, os reféns são os primeiros sargentos do Exército, Luis Alfredo Moreno Chagueza, Robinson Salcedo Guarín, Luis Arturo Arcia e Luis Alfonso Beltrán Franco, sequestrados desde1998; o primeiro sargento de polícia, José Libardo Forero, e os suboficiais de polícia, Carlos José Duarte, Wilson Rojas Medina, Jorge Humberto Romero e Jorge Trujillo Solarte, sequestrados em 1999. Também foi liberado o sargento-mor de polícia, César Augusto Lasso Monsalve, que se encontrava em poder das Farc desde 1998.
Eles seriam os últimos reféns "uniformizados", segundo a guerrilha colombiana. Eles devem seguir para a cidade de Villavicencio, de onde serão transladados a Bogotá, em um avião governamental, para encontrarem-se com suas famílias.
Dois helicópteros brasileiros participam da operação. Eles partiram esta manhã do aeroporto de Villavicencio, na Colômbia, com uma comissão formada por por membros da Cruz Vermelha e três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação
As Farc se comprometeram a libertar dez reféns no dia 26 de fevereiro.
O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das Farc, a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/