Fotos raras de índios isolados na Amazônia peruana são divulgadas

Imagens mostram de perto família de indígenas da etnia Mashco-Piru.
Registro foi feito durante expedição que buscava pássaros da Amazônia
.

A organização ambiental Survival International divulgou nesta terça-feira (31) imagens inéditas que mostram, de perto, índios isolados da etnia Mashco-Piro que vivem no Parque Nacional de Manú, localizado dentro da Amazônia, no Peru.
As fotos de uma família desta etnia foram realizadas entre agosto e novembro de 2011, durante expedição da fotógrafa Gabriela Galli ao sudeste peruano, que buscava registrar pássaros da Amazônia quando encontrou alguns índios próximo a um rio. Não houve contato com os índios, segundo a ONG.

Primeiras imagens feitas de perto da aldeia de índios isolados Mashco-Piro, que vivem na Amazônia peruana (Foto: Gabriella galli/Survival/Divulgação)
De acordo com a Survival, os Mashco-Piro são uma das tribos isoladas que já foram detectadas ao redor do mundo (são cerca de cem). Entretanto, a organização afirma que está cada vez mais difícil de visualizá-los dentro do parque. Atividades madeireiras e de extração de gás e petróleo na região podem causar dificuldades à pesquisa -- com medo, eles entram para mata fechada.
Em 2011, o Departamento de Assuntos Indígenas do Peru anunciou a criação de um posto de guarda na área para proteger os índios e a população, já que o primeiro contato pode ser perigoso para ambas as partes, afirma Stephen Cory, diretor da Survival.


Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/01/fotos-raras-de-indios-isolados-na-amazonia-peruana-sao-divulgadas.html

Falta de chuva provoca queda na colheita de milho em Jataí (GO)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda na produtividade do milho pode passar dos 10% nesta safra, no município de Jataí (GO), devido à falta de chuva durante o ciclo de desenvolvimento da planta. Na região, era esperado colher cerca de 130 mil toneladas do grão.
Porém, o agricultor Sebastião Silveira Goulart, afirma que os prejuízos devem aparecer mesmo após a aplicação de todos os produtos químicos necessários para garantir a formação do milho. “Não esperava tanta queda na produtividade. A falta de chuva durante 20 dias comprometeu o desenvolvimento do grão. Com isso, a quebra deve atingir até 30% nesta safra”, explica o produtor rural, que lamenta. “Esperava colher em torno de 170 sacas por hectare, mas isso deve atingir no máximo 130 sacas”.
Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/01/falta-de-chuva-provoca-queda-na-colheita-de-milho-em-jatai-go.html

'Rua mais bonita do mundo' vira ponto turístico em Porto Alegre

Apelidada por um professor português, a "rua mais bonita do mundo" ganhou fama pela internet e pelas redes sociais e agora é parada obrigatória para os turistas que visitam Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Calma e arborizada, a Rua Gonçalo de Carvalho fica na divisa dos bairros Independência e Floresta. Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006, ficou conhecida não só pelas árvores que formam um túnel verde em sua extensão, mas também pela luta pela preservação mantida há anos pelos moradores e até por quem não reside nela.
Sob sol forte e temperatura de mais de 30°C, o G1 visitou o local na última semana. Em uma hora, pelo menos três grupos foram vistos fotografando as árvores na Gonçalo de Carvalho.
Em meio aos visitantes, os moradores caminham tranquilamente com seus animais de estimação. Carros transitam frequentemente na rua, mas o volume de ruídos parece menor a quem anda pelo local. A sensação é que as árvores abafam o barulho. E é possível ouvir o canto dos pássaros.
Sob os cuidados dos moradores
Segundo Cardia, foram os moradores que ajudaram a plantar, há mais de 70 anos, as árvores que hoje formam o túnel verde. As tipuanas são altas, com galhos e folhas grandes, que se espalham no alto dos troncos. No verão, a sombra predomina, enquanto no inverno o sol aparece, já que praticamente todas as folhas caem.
A dedicação mantida pelos moradores faz com que eles se sintam atingidos quando alguém comete algum ato de vandalismo. Uma das árvores, que fica em frente a um dos acessos a um shopping da região, está queimada e pichada. Outra, no lado oposto da rua, tem um cartaz pregado com aviso sobre onde colocar o lixo. A placa colocada em um banco de concreto pela Prefeitura, com a identificação de Patrimônio Ambiental, já teve de ser recolocada mais de três vezes.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/01/rua-mais-bonita-do-mundo-vira-ponto-turistico-em-porto-alegre.html

Eu já foi neste local e realmente é lindo!!!!

Mais de 200 animais silvestres foram capturados este mês em Goiás

Capivara, jararaca e até tamanduá apareceram em regiões metropolitanas.
Corpo de Bombeiros resgataram 213 bichos, 10 a mais que o ano passado.

O número de animais silvestres nos centros urbanos tem chamado a atenção em Goiás. Este ano, o corpo de Bombeiros já capturou 213 animais silvestres no Estado, 10 a mais que em todo o mês de janeiro do ano passado. Jaboti, jararaca e até tamanduás são alguns dos bichos entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Nesta quinta-feira (26), os bombeiros capturaram uma jiboia e dois tamanduás-mirins. A cobra estava no quintal de uma casa em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O réptil acabou solto em uma reserva ambiental da região.
Um dos tamanduás foi capturado no Setor Goiânia 2 e passa bem. O outro não teve a mesma  sorte. Atropelado por uma moto na BR-060, na saída para Trindade, ele sofreu traumatismo craniano e está sob os cuidados de veterinários do Cetas.
Na quarta-feira (26), uma capivara apareceu no Córrego Cascavel, perto da Avenida Independência, uma das mais movimentadas de Goiânia, e deu muito trabalho para ser capturada. Em Guapó, cidade a 38 quilômetros da capital, bombeiros foram chamados para pegar uma cascavel.

Abrigo
Coordenadora da Fauna e Recursos Pesqueiros do Cetas, Ana Carolina Dias Oliveira conta que os animais, quando chegam ao local, passam triagem e tratamento veterinário. "Os que estão possibilitados de retornar à natureza vão imediatamente. Outros ficam aguardando cativeiro aqui mesmo", explica.
A maioria destes bichos é levada para o Cetas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o coronel Martiniano Gondim, assessor de comunicação da corporação, com as chuvas a vegetação acaba ficando muito perto das cidades e facilita a passagem dos animais em busca de alimento.
Cuidado
Mesmo que o bichinho tenha aparência inofensiva, o coronel alerta: "Não é indicado tentar pegá-lo. Ele tem aparência inofensiva, mas tem garras, unhas e dentes, que podem estar contaminados com bactérias. Ele acaba riscando a pele e pode colocar em risco a vida dessa pessoa", diz Gondin.
Quem encontrar um animal silvestre deve chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. Uma equipe especializada vai capturá-lo e levá-lo até o Cetas.
 
Fonte:  http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/01/mais-de-200-animais-silvestres-foram-capturados-este-mes-em-goias.html

Fóssil de bicho parecido com crocodilo é descoberto em São Paulo

Ele era um bicho "bastante esquisito", nas palavras do paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Viveu na era dos dinossauros, mas não era um dino; tinha o formato de um crocodilo mas, diferentemente dos de hoje, tinha curiosos "chifres" no crânio.
"Não existe nada parecido com ele", diz Kellner. E nenhum ser vivo hoje descende desse animal "crocodiliano" --semelhante a crocodilos-- encontrado perto de Presidente Prudente (SP).
Descrito agora na revista "Zoological Journal of the Linnean Society", ele recebeu o nome Caryonosuchus pricei, do grego "cáryon", protuberâncias (os "chifres"), e "souchus", crocodilo. 
Folha:  http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1040199-fossil-de-bicho-parecido-com-crocodilo-e-descoberto-em-sp.shtml
Escrito por: RICARDO BONALUME NETO DE SÃO PAULO

Nasa divulga nova foto de dunas em Marte

 Esta imagem do solo marciano foi feita por uma sonda da Nasa que fica na órbita do planeta. Ela tem cerca de um quilômetro de uma ponta à outra e mostra a região da cratera Noachis Terra, no sul de Marte. As dunas e as ondulações de areia foram formadas pelo vento, e mudam de acordo com a direção e a força deste. A análise da erosão e dos depósitos servem para que os cientistas estudem a história geológica do local (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Univ. of Arizona )

Imagem foi feita por sonda na órbita do planeta vermelho.
Material serve para estudar história geológica da região.

 

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/nasa-divulga-nova-foto-de-dunas-em-marte.html

Capixaba que usa sacola retornável tem desconto em supermercado!

Quase uma semana depois da data em que as sacolas plásticas passaram a ser cobradas nos supermercados de Vitória, muitas pessoas ainda não sabem que têm desconto caso levem suas próprias sacolas. Os consumidores que não desejam pagar pelas embalagens devem levar sacolas retornáveis e têm direito a R$ 0,03 de desconto a cada cinco itens comprados.
A consumidora Larissa acha o desconto muito pequeno. "Não faz diferença", disse. Outros consumidores se queixaram por não ter conhecimento sobre o desconto. A promotora de justiça Sandra Lengruber ressaltou que os estabelecimentos têm a obrigação de manter o consumidor informado. "Nós vamos fazer uma fiscalização do cumprimento desse termo de cooperação, em especial quanto ao benefício ao consumidor. Ele tem o direito da informação do desconto", destacou. "Isso tem que ficar claro no estabelecimento, com cartazes", finalizou.
Os capixabas que vão aos supermercados de Vitória ainda estão se acostumando com a idéia de ter que pegar pelas sacolas plásticas. A medida passou a valer no dia 9 de janeiro, e é uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).
Acordo ambiental
Na segunda-feira (9), os supermercados colocaram em prática um acordo ambiental firmado entre o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). A campanha “Todos Embalados Por Um Mundo Melhor” incentiva a substituição das sacolas por outras formas de acondicionamento de compras mais sustentáveis, em especial pelas bolsas retornáveis.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/01/capixaba-que-usa-sacola-retornavel-tem-desconto-em-supermercado.html

Abacaxi em formato de coração em Sidrolândia, MS

O assentado Agrimaldo Barcelos Rodrigues, 50 anos, surpreendeu-se com um abacaxi em formato de coração que colheu na última terça-feira (17), na plantação que cultiva em um assentamento em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele conta que levou a fruta de presente para o irmão.  O assentado afirma que não tem qualquer tratamento diferenciado no cultivo do abacaxi. “É só enxada mesmo, não tenho muito recurso. Até vou dar uma ajeitada na plantação aqui para ver se sai outro”. Após registrar o “fenômeno” com fotos e vídeo, ele diz que sua intenção era conservar o abacaxi, mas acredita que isso não seja possível. “Se não conseguir, vou descascar para ver como é por dentro e depois comer tudo”, brinca.

FenômenoO engenheiro agrônomo José Ubirajara disse ao G1, após analisar a fruta, que causa mais provável para a deformidade é um fenômeno chamado “fasciação”, que segundo ele é um distúrbio morfogenético que aumenta o número de coroas e gomos do abacaxi.
Ubirajara explica que outra possibilidade é que tenha havido excesso de adubação hidrogenada no solo. Ele afirma que deformidades nesse tipo de fruta não são raras.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/01/assentado-colhe-abacaxi-em-formato-de-coracao-em-sidrolandia-ms.html

Aos mais novos universitários!!!

Parabéns a todos os alunos agostinianos que foram aprovados no vestibular, desejo que a nova vida acadêmcia seja trilhada com muito dedicação, assim chegaram ao sucesso .  Venham nos visitar, pois sentimos saudades de vocês. O sucesso de vocês é o nosso sucesso. Grande abraço!!

Profa. Andréa Pereira Pinto
Geógrafa
Esp. Educação e Gestão Ambiental.

Pesquisadora de Goiás afirma que pequi é fonte rica em nutrientes

 Alimento tradicional na mesa dos goianos, o pequi é considerado uma poderosa fonte de nutrientes. De acordo com pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Fátima Bosa, o fruto retém propriedades que contribuem para a saúde. “O pequi é considerado um alimento completo em nutrientes. Ele chega a ser usado como vitamina A sintetizada, que é responsável pela elasticidade da pele”, revela.
Além disso, segundo Fátima Bosa, a casca do fruto típico do cerrado também pode ser utilizada para fabricação de produtos para a beleza. “Já existem pesquisas ainda não divulgadas sobre a casca do pequi, que hoje em dia ainda é descartada. Ela pode ser usada para produzir alguns tipos cosméticos”, afirma a pesquisadora, que é responsável por 31 criações de novas receitas do pequi.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/01/pesquisadora-de-goias-afirma-que-pequi-e-fonte-rica-em-nutrientes.html

Seca afeta cerca de 350 mil pessoas no Rio Grande do Sul, diz Defesa Civil

A cada dia, a falta de chuva provoca mais estragos nas lavouras do Rio Grande do Sul. No último levantamento da Defesa Civil, divulgado na tarde desta quinta (5), já são 67 municípios em situação de emergência. O total de pessoas atingidas pela estiagem chega a 342.296 em solo gaúcho.
Na tarde desta quinta (5), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) divulgou queda na previsão da colheita em todo estado: baixa de 25,17% da safra de milho e 11,43% da safra de feijão em relação à previsão inicial. A produtividade da soja também deve ser afetada. Em Tupanciretã, cidade conhecida como maior produtora de grãos do Brasil a perda é de 100% em algumas plantações.
Em Em Boa Vista do Cadeado, na região noroeste do estado, produtores estão recorrendo à Prefeitura para abrir bebedouros para o gado, que já não encontra mais água em açudes e sangas. Com os animais com a alimentação prejudicada e sem água, a produção de leite caiu pela metade.
O prefeito de Boa Vista do Cadeado, João Paulo Beltrão, recorreu ao decreto de emergência para receber ajuda do Governo Federal. Ele teme que o prejuízo, que pode chegar a R$ 27 milhões, comprometa o orçamento do ano todo.
"O Rio Grande do Sul não está preparado para secas. Isto a gente vê desde 2005. O Governo Federal prorroga dívidas, mas isto fica uma bola de neve", desabafa o prefeito.
aior produtora do grão no Brasil, a perda é de 100% em algumas plantações.

 Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/01/seca-afeta-cerca-de-350-mil-pessoas-no-rio-grande-do-sul-diz-defesa-civil.html

Minas Gerais tem 71 cidades em situação de emergência por causa da chuva

A Defesa Civil informou nesta quinta-feira (5) que 71 cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Cinco novas cidades entraram na lista do órgão, Guaraciaba, Patrocínio do Muriaé e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, Moeda, na Região Central, e Senador Modestino Gonçalves, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Defesa Civil, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro.
Ainda segundo a Defesa Civil, uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 123 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.864 pessoas estão desalojadas e outras 436 estão desabrigadas. Até esta quinta-feira (5), 96 casas e 82 pontes foram destruídas.
A Prefeitura de Cataguases, na Zona da Mata, informou nesta quinta-feira (5) que encaminhou à Defesa Civil estadual um pedido para que seja decretado estado de calamidade pública por causa dos prejuízos decorrentes da cheia dos rios Pomba e Meia Pataca. Desde a virada do ano, a cidade enfrenta problemas por causa da chuva. Segundo o prefeito Willian Lobo de Almeida, ao menos 30 mil dos 70 mil habitantes foram afetados de alguma forma. Nesta quinta-feira (5), o Rio Meia Pataca está acima do nível, causando o alagamento de cinco bairros e dois distritos. O abastecimento de água está prejudicado há três dias. O decreto depende de análise da Defesa Civil estadual.


Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/01/sobe-para-25-o-numero-de-cidades-afetadas-pela-chuva-no-es.html

Sobe para 25 o número de cidades afetadas pela chuva no Espirito Santo

Ibatiba, Domingos Martins e Itarana decretaram situação de emergência. Mais de 11 mil pessoas foram afetadas. 758 estão desalojadas.

Subiu para 25 o número de municípios do Espírito Santo afetados pelas chuvas. Segundo o balanço da Defesa Civil, até a manhã desta quinta-feira (5), mais de 11 mil pessoas foram prejudicados, sendo que 201 estão desabrigadas e 758, desalojadas. No estado, 569 edificações foram danificadas ou destruídas. Ibatiba, Domingos Martins e Itarana decretaram situação de emergência. Desde dezembro de 2011 as chuvas causam danos ao Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de chuva até o final de semana no estado.
Grande Vitória
A chuva forte continua trazendo transtornos e prejuízos para os moradores de Vitória e Cariacica, na Grande Vitória. No bairro Jardim Camburi, na capital, várias ruas ficaram alagadas depois da chuva que caiu na noite desta quarta-feira (4). Pedestres e motoristas tiveram dificuldades em passar pelo local. Na rodovia Norte-Sul, na capital, também teve alagamento. Muitos motorista passaram em cima do canteiro, da ciclovia ou retornaram na contramão para fugir da água. Em Cariacica, a rodovia José Sette ficou embaixo d'água em frente ao Terminal de Itacibá. Os ônibus continuaram entrando e saindo sem dificuldades, mas para muitos motoristas e pedestres foi um problema transitar pela rodovia.
No Norte do estado, a chuva ainda não deu trégua. Em Rio Bananal, as propriedades rurais foram severamente castigadas pelas águas. Algumas lavouras de café e outras plantações inteiras estão alagadas. Os produtores rurais estão preocupados com o excesso de chuva. O município deve gastar R$ 100 mil para recuperar os danos provocados pelas chuvas. A prefeitura informou que os reparos nas estradas começam a ser feitos assim que a chuva parar e que 100 pessoas continuam desalojadas em Rio Bananal.

Noroeste
O nível do Rio Doce, em Colatina, atingiu a cota de inundação. Segundo a prefeitura do município, na medição desta quinta-feira (5), o rio atingiu o índice de 627 centímetros acima da cota que é de 520 centímetros. Ainda de acordo com o boletim, a tendência é de que o nível do rio aumente, podendo oscilar em torno da cota de 660 cm até às 13 horas de hoje.

Foi emitido um alerta aos moradores e comerciantes das áreas próximas ao rio. Famílias que estão em situação de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (27) 3723-4773.
Sul
Cerca de 100 pessoas estão desabrigadas em Ibatiba, no Sul do Espírito Santo, devido às chuvas que atingem o Espírito Santo. Segundo a Defesa Civil, 40 famílias estão desalojadas e 700 pessoas estão impossibilitadas de sair de suas residências. Ao todo, mais de três mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Ibatiba.
Serrana
Deslizamentos de encostas atingiram as rodovias ES-460 e ES-165, nos municípios de Afonso Cláudio, na região Serrana, e Laranja da Terra, no Noroeste do estado, na tarde desta quarta-feira (4). Segundo o superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Olívio Dall'orto, barreiras caíram no trecho que liga Serra Pelada, distrito de Afonso Cláudio, a Laranja da Terra.

                                        estrada no interior de Ibatiba destruida pela força da água.
Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/01/sobe-para-25-o-numero-de-cidades-afetadas-pela-chuva-no-es.html

Chuvas, enchentes, deslizamentos e .....mortes!!! como todo verão!!

Realmente, é assutador ouvir o noticiario, são basicamente as mesmas noticias dos verões passados: chuvas, enchentes, delizamentos. O que acontece no decorrer do ano  com as autoridades públicas, que não tomam as devidas providências em relação a esses assuntos, e toda a trajedia se repete. Como podemos visualizar na reportagem abaixo:


Após o rompimento do dique na Rodovia BR-356, na altura de Campos, no Norte Fluminense, a Defesa Civil do estado informou que a água deve atingir as casas no bairro de Três Vendas por volta das 16h desta quinta-feira (5). Uma cratera de cerca de 20 metros se formou na rodovia.
De acordo com a assessoria da Defesa Civil, o volume de água é grande e, antes de atingir as casas do bairro, um vale deve ser completamente inundado. Cerca de 4 mil pessoas já começaram a ser retiradas de suas casas. Cinco caminhões do Exército auxiliam na mobilização dos moradores da região.

Situação de emergência
Na quarta-feira (4), seis municípios do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência, após as enchentes provocadas pelas chuvas que atingem o estado nesses primeiros dias do ano. São eles: Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Miracema e Santo Antônio de Pádua. Todos ficam no Norte e Noroeste Fluminense.
Nas regiões Norte e Noroeste do estado, o nível de alguns dos principais rios subiu ainda mais. O número de pessoas que tiveram que sair de casa já chega a 20 mil.



Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/01/agua-de-dique-em-campos-deve-atingir-casas-16h-diz-defesa-civil.html

Uso de correntão


Ainda usam o sistema de corretão para desmatar a Amazônia, quando o Ibama consegue descobrir o autor é multado, Será que em 2012 teremos pessoas mais conscientes nesse mundo? 
O sistema de corretão é usado da seguinte forma: dois tratores andam lado a lado com o correntão esticado entre as árvores. Eles arrastam tudo que está em pé e tudo é derrubado.
Será que no futuro teremos que representar uma árvore da forma que está abaixo para mostramos as futuras gerações??


Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/infratores-usam-corrente-para-desmatar-mata-no-mato-grosso.html
e Andrea Pereira Pinto


Girassol floresce espontaneamente às margens da BR-060, em Jataí (GO)

01/01/2012 10h15 - Atualizado em 01/01/2012 10h15
 
No sudoeste de Goiás, o girassol floresce espontaneamente às margens da BR-060 e surpreende quem passa pela rodovia. São os grãos que caíram das carretas durante o transporte da safrinha e não receberam nenhum tipo de adubação. Apesar de não ter recebido cuidados e de não ser época de cultivar essa flor no estado, as sementes encontraram condições favoráveis para germinar.
A combinação de sol durante o dia e chuva no fim da tarde parece ter dado certo. Os girassóis estão vistosos e bem granados. Se tivessem nascido numa lavoura, qualquer produtor estaria satisfeito.
As plantas chamam a atenção até de quem está acostumado a lidar com a lavoura. O agrônomo Antônio Bisão ficou surpreso com a qualidade das sementes. “Nós temos aqui uma planta, que germinou nessa condição e o grão já está com o ciclo completo. Está toda granada, agora só falta secar”, avalia.
Germinação espontânea
Em Goiás, o girassol é plantado somente na safrinha e para rotação de cultura. Para o agrônomo, a germinação espontânea comprova que o grão pode ser cultivado em outras épocas do ano e pode ser uma opção a mais de renda para os agricultores.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/01/girassol-floresce-espontaneamente-margens-da-br-060-em-jatai-go.html