12/12/2013 18h43 - Atualizado em 12/12/2013 18h43
Mamífero de três metros foi avistado por moradores.
Segundo biólogo, animal não está encalhado e pode voltar para água.
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Um elefante marinho foi encontrado na orla do bairro Grande Vitória, na capital do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (12). O mamífero foi avistado por moradores que passavam pelo local. Segundo o Instituto Orca, o animal não está encalhado e pode ter escolhido o litoral capixaba para descansar.
O elefante marinho é um macho, tem aproximadamente quatro anos, cerca de três metros de comprimento e pesa meia tonelada, de acordo com o coordenador do Instituto Orca Lupércio Barbosa. Os quatro anos de um elefante marinho equivalem a 18 anos de uma pessoa.
O animal é típico do Polo Sul e ainda não é possível afirmar porque ele viajou até o litoral capixaba. "É um animal que mora encostado na Antártida, então está fora da rota dele. Possivelmente é o mesmo animal que estava em Guarapari há três semanas e está em um processo de deslocamento. Ele pode estar debilitado pelo longo tempo sem se alimentar ou pode ter alguma patologia", disse Lupércio.
Segundo o especialista, não será feito o resgate do animal. "Infelizmente é um animal que não pode ser resgatado, porque ainda tem alguma chance de voltar ao ambiente natural dele por conta própria. Além disso, as dimensões dele, a reação que ele pode ter, inviabilizam qualquer tipo de intervenção", disse.
Mamífero chamou a atenção de moradores. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)