Após China, Coreia do Sul também amplia sua zona de defesa aérea

08/12/2013 03h48 - Atualizado em 08/12/2013 07h01


Expansão se sobrepõe ao espaço aéreo decretado pelos chineses.
Decisão pode aumentar tensão na região.

Do G1, em São Paulo

Coreia do Sul anunciou neste domingo (8) a ampliação de sua Zona de Defesa de Identificação  Aérea (ADIZ, na sigla em inglês) que agora se sobrepõe à área decretada unilateralmente pela China há duas semanas. A decisão do Ministério da Defesa sul-coreano pode aumentar a tensão na região e é resposta à recente criação por parte da China de outro perímetro similar reportado como espaço controlado há anos pelo governo de Seul..
A ADIZ foi ampliada em direção sul e inclui agora espaço aéreo sobre o Ieodo (Rocha de Suyan, em chinês), uma ilhota submersa sobre o qual Seul exerce um controle de fato ao ter instalado ali uma plataforma de pesquisa científica, mas que o governo chinês considera parte de sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
Em 23 de novembro, a China decretou uma ADIZ que cobre grande parte do Mar da China Oriental, provocando a indignação e protestos enérgicos de Coreia do Sul e Japão, já que a zona se sobrepõe às de ambos os países e abrange Ieodo e também as ilhas Senkaku/Diaoyu - administradas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim.

0 comentários:

Postar um comentário