Os amazonenses vão conhecer, nesta segunda-feia (26/12), a imagem da Nossa Senhora da Amazônia, durante missa, às 18h, celebrada pelo arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira, no Largo São Sebastião, Centro, Zona Sul. A imagem revela uma mulher ribeirinha que traz, no colo, um menino de expressão cabocla. A celebração será acompanhada pelo coral da Rede Amazônica. Após a missa, o grupo Halley animará a noite com músicas católicas, recebendo cantores regionais e convidados. A santa, que tem traços amazônicos e inclusive pele mais escura que as demais, foi feita por um artista amazonense. De acordo com a assessoria, o artista venceu concurso nacional no início deste ano para a confecção da Nossa Senhora da Amazônia. A identidade dele também será revelada durante a missa. A celebração ainda terá a participação do coordenador da obra do santuário de nossa senhora da Amazônia, padre Reneu Stefanello. Em fase inicial, a construção do templo ficará localizado no loteamento Itapuranga, próximo à avenida do Turismo, bairro Ponta Negra, Zona Oeste. A construção do santuário será construído em duas fases. O local dará lugar a uma capela para 120 lugares e ao templo principal.
Carros que poluem menos terão desconto no IPVA em 2013, diz Minc
Nota Verde identificará carros eficientes no controle da emissão de gases. Vistoria pretende tirar das ruas ano quem vem até 40 mil grandes poluidores.
Secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, anunciou, nesta segunda-feira (26), a criação da Nota Verde para os carros novos mais eficientes no controle da emissão de gases. A partir dessa Nota Verde, o carro terá desconto no IPVA. Segundo Minc, o benefício valerá para o ano de 2013.
O secretário confirmou que o governador Sérgio Cabral já autorizou a Nota Verde.
Ao lado da presidente do Instututo Nacional do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e do presidente do Detran, Fernando Avelino, Minc anunciou regras mais rígidas para tirar de circulação carros que poluem. A emissão de gás, que era avaliada na vistoria anual apenas para conhecimento e alerta do motorista, de forma educativa, passará a reprovar a partir de 1º de janeiro. O motorista terá 30 dias para regularizar seu carro e voltar à vistoria, ou será impedido de circular, disse Minc.
O que existe depois do buraco negro?
Segundo Castro, não há "depois", diz Thaisa Bergmann, professora de fisica e astronoma da UFRGS. A melhor definição seria fora ou dentro. "Buraco negro é uma região em que a matéria se concentra pela grande força de atração gravitacional", explica. E o que acontece lá dentro? "Os corpos continuam existindo, mas não temos mais informação sobre eles." A luz também é aprisionada - é como se a matéria ficasse invisivel!
Fonte: Carlos de Castro. Belém, PA (Revista Super Interessante)
Você sabia?
Que o POLO NORTE pode ficar verde daqui uns 300 anos. Novas previsões climáticas feitas no Reino Unido sugerem que a queima contínua de combustíveis fósseis pode elevar a temperatura da Terra em 10º C até o próximo século - o que derreteria o gelo e criaria uma floresta tropical próxima ao Ártico. A Antártica mais afastada dos continente, está a salvo.
Fonte: Revista Super Interessante. Edição 299/2011
Caverna na Islândia
A natureza é exuberante na Islândia. Prova disto é caverna de gelo de Vatnajokull, com o seu teto azul, no sul da ilha vulcânica, quando a geleira encontra o mar. O gelo secular vem das encostas do vulcão Oaefajokull, o mais ativo na Islândia. A Caverna de Cristal é acessível por uma entrada situada no Parque Nacional de Skaftafell.
Você sabia?
Água o bem mais precioso!!!
- Que há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto o volume de água permanece o mesmo?
- Que para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluida? (ONU,1993)
- Que, na Terra, tudo é mantido graças à presença desse liquido vital: nossas cidades, nossas indústrias, nossas plantações; e que cerca de 70% do oxigenio que respiramos vem das microscópias algas habitantes dessa enorme massa formada por rios, lagos e oceanos?
- Disponivel em: <http://www.cetesb.sp.gov.br>
Muro verde como alternativa para apartamentos
Uma das maneiras de se montar um jardim em apartamentos, principalmente aqueles com varandas ou coberturas, é montando muros verdes. A dica é da arquiteta Karla Cunha, da Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade, que montou o projeto de paisagismo dessa cobertura. Uma parte do muro foi revestido de madeira de demolição e a outra foi feito um muro verde, com irrigação automatizada. Segundo Karla, os muros verdes trazem as seguintes vantagens:
- Qualidade do ar: além de reter o carbono, o muro verde age como purificador do ar da cidade, através da fotossíntese;
- Isolamento acústico: a vegetação ajuda a absorver e isolar ruídos;
- Produção de alimentos mais saudáveis: áreas verdes (mesmo quando pequenas) podem ser usadas como pequenas hortas.
Planeta Bicho: Mãe ursa da bronca e filhote "implora" por perdão
Augo é conhecido pelos funcionários do zoológico onde vive, na Dinamarca, como “travesso”. Em entrevista ao jornal The Sun desta terça-feira (13/12), a equipe do parque disse que o urso, de apenas um ano de idade, “parece testar a paciência de sua mãe o dia todo”. A entrevista justifica as fotos tiradas por Sussi Kober recentemente. A série de imagens mostra o momento em que a mãe ursa dá uma bronca no filhote. Na sequência, o pequeno aparece “implorando” o perdão da mamãe. “Após suas travessuras, Augo sempre dá uma espécie de abraço na mãe”, contou Sussi.
Juliana Bacci.
Fonte: http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/2011/12/13/mae-ursa-da-bronca-e-filhote-%E2%80%9Cimplora%E2%80%9D-por-perdao/
Saiba mais:
O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes e desagua na Ilha de Marajó. No seu percurso o Amazonas percorre 6868 km, quase a mesma distância entre Nova York e Berlim. Pelo estuário deste grande rio passa um quinto de toda a água doce do planeta.
"Viagens, sejam elas por terra ou mar, assim como mudanças de lugar, nos fortalecem.”
Sêneca (meados do século 1 d.C.), filósofo romano
Sêneca (meados do século 1 d.C.), filósofo romano
Energia eólica do Brasil é a mais barata do mundo
Se os entusiastas da energia eólica tivessem que escolher um ano, seria 2011: nos últimos 36 meses, esse tipo de energia renovável tem aumentado sua competitividade no Brasil, graças ao crescimento da produtividade e diminuição dos custos de geração. Neste ano, a fonte de energia limpa se consagrou no país, ao ser considerada, no último leilão de energia elétrica promovido pelo governo federal, a segunda fonte de energia mais barata do país, perdendo, apenas, para a hídrica. Foi o que disse Elbia Melo, diretora-presidente executiva da Abeeolica - Associação Brasileira de Energia Eólica, durante o Exame Fórum Energia.
"Todo esse crescimento do setor não aconteceu por mágica. O Brasil investiu muito em aprendizado tecnológico desde 2004 com o Proinfa - Programa Nacional de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica e, como consequência, conseguiu progredir do ponto de vista técnico e aumentar sua capacidade de geração de energia eólica", disse Melo, que citou, como exemplo do avanço brasileiro no setor, o incremento do tamanho das torres de captação de vento, que, em seis anos, passaram de 52 para 100 metros.
Panda senta em banquinho para almoçar bambu
02/12/2011 - 13h44
DE SÃO PAULO
O panda gigante Yang Guang não parece estar muito preocupado com a grande viagem que ele fará em breve (talvez porque ele nem saiba).
Ele e o amigo Tian Tian serão emprestados por dez anos para o zoológico de Edimburgo, na Escócia.
A calmaria do bicho era tanta que ele resolveu sentar em um banquinho para se alimentar do seu bambu.
Fonte: http://f5.folha.uol.com.br/bichos/1015554-panda-senta-em-banquinho-para-almocar-bambu.shtml
1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
Será realizada no dia 08 de novembro de 2011, no Hotel Thermas Bom Sucesso das 08 às 17 horas, a 1º Conferência Municipal de Meio Ambiente do município de Jataí – GO, antecedendo a 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente do município de Rio Verde - GO e a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente.
A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, convocada pelo Governo de Jataí - GO, tem por finalidade ampliar a participação e discussão da sociedade civil e do poderpúblico, visando a apresentar propostas às Políticas Municipais e Estaduais de MeioAmbiente e fortalecimento dos Sistemas Nacional, Estadual e Municipal do Meio Ambiente.
A Conferência terá como tema central “Cerrado RIO +20: Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza.”
Ilha de Madagascar abriga os animais mais estranhos do planeta
Quando se fala que a ilha de Madagascar abriga os animais mais esquisitos do planeta, não é exagero. O aye-aye, por exemplo, tem cara de gato, dente de roedor, orelhas de morcego e dentes finos e longos. A vida animal no lugar é tão diferente que nos força a lembrar como a natureza ainda consegue nos surpreender.
Leia mais: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/11/ilha-de-madagascar-abriga-os-animais-mais-estranhos-do-planeta.html
Madagascar é território também de mais de 80 espécies de lêmures, rãs que mudam de cor durante a noite de acasalamento e uma floresta petrificada.
O documentário que exibimos nesta sexta-feira (4) é uma produção da BBC. Por motivos contratuais, o programa não pode ser exibido na internet.Leia mais: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/11/ilha-de-madagascar-abriga-os-animais-mais-estranhos-do-planeta.html
Forte terremoto atinge o Chile
Um forte terremoto de magnitude 5,8 atingiu o norte do Chile neste sábado (5), informou Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Não há informações sobre danos ou vítimas.
As minas de cobre da região também não foram afetadas. O tremor ocorreu às 5h13 (horário de Brasília) e teve seu epicentro 22 quilômetros a nordeste de Antofagasta, a uma profundidade de 33 quilômetros O serviço estatal de emergência Onemi afirmou que o tremor derrubou os serviços de telefonia celular em algumas regiões, mas não houve relatos de danos. Um autoridade sindical do depósito de cobre Mantos Blancos, que explora 90 toneladas do produto por ano, afirmou que os trabalhadores sentiram o tremor, mas que as operações não cessaram.
Filhote de panda faz carinho em irmãozinho em Pequim
Um filhotinho de panda foi flagrado fazendo um carinho com o nariz em seu irmãozinho.
Os dois nasceram no Centro de Pesquisa de Pandas em Chengdu, na China.
Fundado em 1987, o centro abriga 83 pandas gigantes.
Carinho nunca é demais.
Leia mais:
http://f5.folha.uol.com.br/bichos/999917-filhote-de-panda-faz-carinho-em-irmaozinho-em-pequim.shtmlObra liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. Ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão.
Será inaugurada na manhã desta segunda-feira (24), no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra vai ligar Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.
Restrições
Veículos automotores de todos os portes terão permissão para circular na ponte, sem restrição de horário. O local ficará aberto 24 horas por dia. O trânsito de bicicletas não será permitido. O transporte de passageiros por táxi-lotação e mototáxi também é proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais. A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. A ponte contará com uma estrutura permanente de fiscalização com dez câmeras, redutores móveis de velocidade e um guincho para a remoção de veículos. A estrutura ficará no Centro de Controle de Operações, uma base montada no início da ponte, em Manaus, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.
Veículos automotores de todos os portes terão permissão para circular na ponte, sem restrição de horário. O local ficará aberto 24 horas por dia. O trânsito de bicicletas não será permitido. O transporte de passageiros por táxi-lotação e mototáxi também é proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais. A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. A ponte contará com uma estrutura permanente de fiscalização com dez câmeras, redutores móveis de velocidade e um guincho para a remoção de veículos. A estrutura ficará no Centro de Controle de Operações, uma base montada no início da ponte, em Manaus, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.
Tremor de magnitude 7,3 atingiu leste da Turquia; há pelo menos 1.300 feridos.
O forte terremoto de magnitude 7,3 que atingiu o leste da Turquia, neste domingo (23), já matou 264 pessoas, informou o ministro do Interior, Idris Naim Sahin, após receber um novo balanço da tragédia. Cerca de 1.300 pessoas ficaram feridas. O professor Mustafa Erdik, diretor do Centro Kandilli, estimou que cerca de 4 mil edifícios sofreram danos em todo o país, dos quais 600 estão condenados, e que cerca de 50 construções foram completamente destruídas. O abalo pode ter matado entre 500 e mil pessoas, informou mais cedo o Observatório Kandilli, da Universidade do Bósforo, de Istambul, que monitora atividades sísmicas no país.O abalo ocorreu próximo a Tabanli, 19 km a nordeste da cidade de Van, capital da província de mesmo nome, perto da fronteira com o Irã. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor teve magnitude 7,3 e localizou-se a uma profundidade de 95,4 km, às 13h41 locais (8h41 de Brasília).Pequenos terremotos ocorrem quase diariamente na Turquia. Dois grandes terremotos em 1999 mataram mais de 20 mil pessoas no noroeste do país. Em maio, duas pessoas morreram e 79 ficaram feridas pelo tremor que sacudiu Simav, também no noroeste.
Leia mais: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/numero-de-mortes-por-terremoto-na-turquia-chega-264-diz-governo.htmlChuva deve demorar seis semanas para baixar na Tailândia, diz premiê
As enchentes que castigam boa parte do território da Tailândia devem demorar seis semanas para retroceder, disse neste sábado (22) a premiê do país. O número de mortos pelas chuvas subiu para 356, e mais de 110 mil estão desalojados. As excessivas chuvas de monção alagaram cerca de um terço do país desde julho, causando bilhões de dólares de prejuízo e deixando 700 mil pessoas temporariamente sem trabalho. Nos últimos dias, a água vem tomando distritos nos subúrbios ao norte da capital, Bangcoc. O temor é que as barreiras não resistam, e a maior parte da metrópole de 9 milhões de pessoas seja também alagada.
As chuvas estão sendo consideradas as piores no país desde 1942, e são um teste para o governo da premiê Yingluck Shinawatra, eleita em julho após uma eleição controversa.
China desenvolve robô craque em ping-pong
Com jogadas certeiras, uma dupla de robôs na China tem desafiado os mais habilidosos jogadores de ping –pong. Projetado na Universidade de Zhejiang, as máquinas conseguem identificar a velocidade, direção e posição da bola. Os robôs-atletas, chamados de Kong e Wu, possuem uma câmera que detecta a ação da bolinha. O tempo de reação a jogada varia entre 0,05 e 0,1 segundos. A mão direita segura a raquete enquanto a esquerda possui três dedos para agarrar a bola. s máquinas foram desenvolvidas em quatro anos. Os robôs não foram projetados especificamente para jogar tênis de mesa, no entanto, os pesquisadores decidiram que esse seria um bom teste para utilizar o software de processamento de imagens e destreza do robô. A China tem um plano de desenvolvimento de alta tecnologia que busca projetar robôs para serviços domésticos que, um dia, possam servir à humanidade.
Leia mais em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/CommonPegada Ecológica? O que é isso?
Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos! A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida. Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia. Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves. Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra. O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza. A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!
Caatinga
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do território nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais. As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25° C e 29° C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas. A ação do homem já alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais. As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma população de, aproximadamente, 25 milhões de habitantes. As chuvas ocorrem no início do ano e o poder de recuperação do bioma é muito rápido, surgem pequenas plantas e as árvores ficam cobertas de folhas.
A região enfrenta também graves problemas sociais, entre eles os baixos níveis de renda e de escolaridade, a falta de saneamento ambiental e os altos índices de mortalidade infantil. Desde o período imperial, tenta-se promover o desenvolvimento econômico na caatinga, porém, a dificuldade é imensa em razão da aridez da terra e da instabilidade das precipitações pluviométricas. A principal atividade econômica desenvolvida na caatinga é a agropecuária. A agricultura se destaca na região através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes. Alguns projetos de irrigação para a agricultura comercial são desenvolvidos no médio vale do São Francisco, o principal rio da região, juntamente com o Parnaíba. Vegetação – As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas. Fauna – A fauna da caatinga é bem diversificada, composta por répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorro-do-mato, arara-azul, (ameaçada de extinção), sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui-do-nordeste, entre outros animais.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Aquifero Guarani - águas subterrâneas
Aquífero é um grande reservatório de águas subterrâneas localizadas a centenas de metros de profundidade. Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos, sendo que o maior em extensão e em volume de água é o Aquífero Guarani. Com cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o Aquífero Guarani está presente em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aproximadamente 70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A estrutura geológica da região que abrange o Aquífero Guarani é responsável pelo armazenamento de água no subsolo. Essa área é formada por rochas sedimentares, muita areia e pouca argila, características que facilitam a absorção das águas das chuvas, que, após absorvidas, ficam confinadas em rochas impermeáveis a centenas de metros de profundidade. A quantidade exata de água armazenada nesse aquífero ainda é uma questão a ser esclarecida. No entanto, estimativas apontam para uma média de aproximadamente 40 trilhões de metros cúbicos. Esse potencial é explorado através da perfuração de mais de mil poços com profundidades de 100 a 300 metros, fornecendo água para milhares de pessoas no país. Apesar da importância do Aquífero Guarani, as atividades humanas, sobretudo as industriais e agrícolas, têm provocado a contaminação da água. Os maiores vilões desse processo são o agrotóxico utilizado na agricultura e o vinhoto (resíduo da destilação fracionada da cana-de-açúcar), que atingem o reservatório. Com intuito de utilizar a água do aquífero de forma sustentável e planejada, está sendo desenvolvido o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani. Esse projeto, elaborado em conjunto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, visa o uso racional da água e a preservação do Aquífero Guarani.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Cataratas do Iguaçu são finalistas do concurso das 7 maravilhas naturais
As Cataratas do Iguaçu estão entre as 28 finalistas do concurso que irá escolher as sete maravilhas mundiais da natureza. O resultado será conhecido em novembro, e, de acordo última parcial fornecida pela organização do concurso, o ponto turístico de Foz do Iguaçu (PR) está em quinto lugar.
Para alavancar as votações na reta final, agora será possível o voto através do celular. O chefe de Conservação do Parque Nacional do Iguaçu, Apolônio Rodrigues, acredita que a medida deve ajudar. “Está aqui nas Cataratas, tem sinal de celular, está vendo as Cataratas e já se motiva a votar”, justificou.
Para votar, basta enviar mensagem de texto para o número 22046 com a palavra Cataratas – o custo é de R$ 0,31 mais impostos. O voto também ser feito pela internet.
Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/08/
Cratera de 1,5 km de extensão ameaça 200 famílias em Planaltina de Goiás
Em Planaltina de Goiás, cidade do Entorno do Distrito Federal, uma cratera de 1,5 quilômetro de extensão ameaça 200 famílias que vivem próximas ao local. Em janeiro deste ano, a prefeitura da cidade decretou estado de emergência, mas nada ainda foi feito. Somente nesta semana, a cratera aumentou 10 metros por causa das chuvas.
Segundo a prefeitura, o buraco existe há 20 anos. Além das 200 casas, ele ameaça um hospital particular que fica a 60 metros da erosão. Muitas famílias já deixaram suas casas por medo de desabamento. Em alguns pontos, a cratera chega a ter 50 metros de profundidade.
O prefeito de Planaltina de Goiás, João Neto, afirma que 37 famílias foram retiradas da região e que 18 delas têm o aluguel pago pelo governo. Ele diz que há também um projeto de construção de 30 casas para que moradores possam deixar o local.
Neto diz ainda que a obra de recuperação do solo deve custar R$ 42 milhões. Ele alega que a prefeitura não tem condições de arcar com o valor e que aguarda verba do Ministério da Integração Nacional.
“O Ministério da Integração tem conhecimento dessa redução do solo. Pediram um projeto de menor porte, por etapas, fizemos, entregamos e protocolamos no ministério. Falta dar prosseguimento para fazer pelo menos uma solução imediata. Vai ter que haver mortes em Planaltina, como houve com as chuvas no Rio de Janeiro para ajudarem?”, disse Neto. De acordo com o prefeito, a obra emergencial custaria R$ 9.9 milhões.
Leia mais:http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/10/cratera-de-15-km-de-extensao-ameaca-200-familias-em-planaltina-de-goias.html
Festa da Jabuticaba começa nesta quinta-feira em Hidrolândia (GO)
Começa nesta quinta-feira (6), às 19h, a 1ª Festa da Jabuticaba de Hidrolândia, município que fica a 32 km de Goiânia. A festa vai até o próximo domingo (9) e será realizada na Praça do Cruzeiro. Hidrolândia é considerada como a maior produtora da fruta em todo o Estado.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Hidrolândia, a programação contará com atrações culturais, danças típicas, literatura, concurso para a escolha da rainha da festa, além da competição do maior chupador de jabuticaba. O show de humor com Nilton Pinto e Tom Carvalho encerra o evento.
Segundo a assessoria, todos os dias serão abertos ao público estandes com doces cristalizados, compotas, licores, geleias e artesanato local. A partir de sexta-feira (7), a feira funcionará das 14h às 22h, e no sábado e domingo a partir das 8h.
Turma da Mônica - Um Plano Para Salvar o Planeta
http://www.youtube.com
MPF do Amazonas tenta manter tombamento do Encontro das Águas
Encontro das Águas e projeção de
onde será construído o Porto das
Lajes(Foto: Reprodução)
onde será construído o Porto das
Lajes(Foto: Reprodução)
O Ministério Público Federal (MPF) entrou no início da semana com pedido no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para suspender, em antecipação de tutela, a sentença que anulou, no dia 4 de agosto, o tombamento do Encontro das Águas (confluência do Rio Negro, de água escura, com o Rio Solimões de água barrenta), um dos cartões postais de Manaus.
O tombamento havia sido anulado porque o governo pediu que fosse realizada uma audiência pública na cidade de Manaus e pelo menos uma consulta pública em cada um dos municípios que possuíssem território na área tombada.
O MPF argumentou que o tombamento provisório não faz parte do processo administrativo e representa uma medida que assegura a preservação da área até a declaração do tombamento definitivo. "A medida assecuratória é necessária para evitar que proprietários insatisfeitos pratiquem atos tendentes a destruir o objeto da proteção", afirmou no texto do pedido o procurador regional da República José Elaeres.
Para o procurador, o tombamento provisório dispensa a prévia realização de audiência ou consulta pública, já que a exigência demandaria um tempo que "não se coaduna com o escopo de proteção imediata do bem cultural".
Um dos motivos que preocupa o Ministério Público Federal é que a anulação do tombamento provisório sobre o "Encontro das Águas" permitiria o início imediato das obras do Porto das Lajes, empreendimento particular a menos de 3 quilômetros do fenômeno, com 596.464 mil metros quadrados de área. O empreendimento já tem o aval do órgão ambiental do governo estadual.
Para o procurador da República no Amazonas Athayde Costa, a obra poderá acarretar "degradante interferência na paisagem, afetando a leitura do fenômeno nos seus aspectos cultural, estético, paisagístico, arqueológico e histórico".
Posição do governo do Amazonas
Em entrevista ao Globo Natureza, dias após a sentença proferida pela Justiça Federal que pedia a anulação do tombamento, o procurador-geral do estado, Frânio Lima, afirmou que o fato não tinha relação com a liberação do licenciamento ambiental do Porto das Lajes.
Em entrevista ao Globo Natureza, dias após a sentença proferida pela Justiça Federal que pedia a anulação do tombamento, o procurador-geral do estado, Frânio Lima, afirmou que o fato não tinha relação com a liberação do licenciamento ambiental do Porto das Lajes.
O tombamento como patrimônio natural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é defendido por ambientalistas e moradores da cidade, pois evitaria possíveis danos ambientais e sociais irreversíveis ao local. Neste caso, ficaria proibido qualquer tipo de construção em áreas próximas ao Encontro das Águas.
Leia mais: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/09/mpf-do-amazonas-tenta-manter-tombamento-do-encontro-das-aguas.html
Brasileiros transformam paredes e vidros em telas sensíveis ao toque
Um grupo de engenheiros brasileiros de 27 anos desenvolveu uma solução alternativa às telas sensíveis ao toque, mais simples e mais barata. Diferentemente de equipamentos como o iPad, quem detecta os toques na própria tela, essa tecnologia capta os movimentos do usuário por meio de uma câmera. “A forma de interação do iPad e da nossa solução é a mesma. O que muda é como os comandos são detectados”, explica Rafael Amaro, um dos sócios da empresa ICE Interactive, que está incubada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tecnologia já foi aproveitada em shoppings e museus do mundo todo. “Umas das aplicações mais comuns são os pisos interativos em centros comerciais”, conta Amaro. Por utilizar uma webcam, o conteúdo pode ser projetado em paredes, mesas, vitrines e até mesmo no chão. “A câmera fica focada onde a pessoa vai interagir. Ou seja, tudo o que ela fizer, será capturado. Por isso, o material da tela pode ser qualquer coisa”.
No entanto, há restrições. Na parede ou em um piso, por exemplo, o controle dos movimentos é apenas gestual. Já em telas de acrílico, é possível clicar e enviar comandos como em um computador. Nesses casos, é utilizado um projetor. A tela LCD de TV, por exemplo, também é uma alternativa. “Elas não precisam do projetor porque a imagem já está na tela”, conta. A parte central da tecnologia já existia quando os engenheiros resolveram criar a empresa. “Um dos sócios foi procurado por uma agência de publicidade para desenvolver esse tipo de solução”, conta Amaro. Depois de chamar os amigos para estudar a tecnologia, eles descobriram as diversas aplicações que ainda não tinham sido exploradas. “Queremos fugir do entretenimento. Pode-se usar também na medicina, em casas noturnas e na própria educação”.
Leia mais: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/brasileiros-transformam-paredes-e-vidros-em-telas-sensiveis-ao-toque.html
Horário de verão começa no próximo dia 16 de outubro
O horário de verão deste ano terá início no dia 16 de outubro e terminará no dia 26 de fevereiro de 2012. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.
O horário é adotado no país com o objetivo principal de aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso.
Na última vez em que foi adorado, no entanto, o resultado da medida foi inferior ao esperado pelo setor elétrico e em relação à edição anterior. A redução de demanda na última edição foi de 4,4%. No ano anterior, a economia foi maior, de 4,7%.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval --como ocorrerá em 2012--, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/983525-horario-de-verao-comeca-no-proximo-dia-16-de-outubro.shtmlGoverno diz que ponte para Itaparica será construída a partir de 2014
O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (29) a construção de uma ponte de 12 km que irá ligar Salvador à Ilha de Itaparica a partir de 2018. Em uma cerimônia que reuniu o secretario estadual de planejamento Zezéu Ribeiro, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique, foi apresentado um projeto inicial da obra.
Dois consórcios já apresentaram projetos para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). As empresas realizaram por conta própria estudos de viabilidade técnica e o projeto escolhido pelo governo foi o do consórcio formado pelas construtoras OAS, Camargo e Corrêa, e Odebrecht.
A ponte sairá de Salvador, em uma área entre o porto e o terminal de São Joaquim, e chegará à Ilha num local entre o terminal de Bom Despacho e o Distrito de Gameleira. De acordo com o projeto, a ponte terá 11.700 km de extensão, 70 m de altura, seis faixas de tráfego e uma área móvel de 160 metros. No trecho próximo à Ilha será aberta uma passagem de embarcações mais altas. Estão previstas ainda a duplicação das BA – 01 e BA – 046, entre Bom Despacho e Santo Antônio de Jesus e a construção de uma nova rodovia até o município de Castro Alves.http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/09/governo-diz-que-ponte-para-itaparica-sera-construida-partir-de-2014.html
Fenômeno em torno do Sol chama a atenção da população em Goiás
Um fenômeno óptico conhecido como halo chamou a atenção dos goianienses na manhã desta sexta-feira (30). Um círculo colorido se formou em volta do sol. Segundo a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet), Elizabeth Alves Ferreira, o fenômeno se dá devido a nuvens carregadas de cristais de gelo que são atravessadas pela luz solar.
De acordo com o Inmet, essas nuvens carregadas de partículas de gelo estão a seis quilômetros da superfície terrestre e indicam a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade. "Neste caso, o fenômeno indica a chegada de altos níveis de umidade, mas só a seis quilômetros da superfície, porque a umidade nos próximos dias em Goiás está prevista para atingir índices de aproximadamente 20%", explica Elizabeth Alves.
O professor Cláudio Souza Martins, astrônomo do planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), ressaltou que o halo não é um fenômeno muito frequente. Ele, que tem 61 anos, só viu isso acontecer duas vezes.
Leia mais: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/
Bases do Tamar na Bahia unidas pela limpeza das praias
No mês de setembro, as bases do Tamar situadas no litoral norte da Bahia participam com várias atividades abertas ao público da campanha Jogue Limpo com Nossas Praias, da ONG Sócio-ambientalista Jogue Limpo. Em Arembepe, com o apoio da Associação Cultural Abolição, uma caminhada sai da Praça das Amendoeiras, no sábado 17, às 8 horas da manhã. Em Sítio do Conde, no domingo 18, serão realizadas atividades a partir das 7 horas com alunos da Escola Eduardo Cavalcanti Lins.
Na semana seguinte, no dia 24, será a vez da comunidade da Praia do Forte se unir na mobilização contra o lixo. Haverá dois roteiros de caminhada de acordo com a faixa etária dos participantes: sentido Sul, em direção à Barra do Rio Pojuca, para os jovens, e Norte, sentido Hotel Iberostar Bahia, para as crianças. Após a caminhada com a coleta de lixo, haverá pesagem na praça e encontro no Centro de Visitantes para reflexão sobre o que podemos fazer para ajudar a conservação marinha. Em Imbassaí, no dia 25, a equipe de Sauípe apóia a limpeza da praia com as associações comunitárias locais.O lixo e a poluição são grandes ameaças à vida das tartarugas marinhas. A poluição das águas por elementos orgânicos e inorgânicos, como produtos químicos, resíduos líquidos e sólidos, esgoto, interfere na alimentação, locomoção e prejudica o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Mantenha as praias e o mar sempre limpos e colabore!
Veja a programação completa das ações promovidas pela ONG Jogue Limpo na Bahia.
Satélite da Nasa se desintegra sobre o Pacífico
A Nasa afirmou que o satélite UARS se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre sobre o Pacífico no início deste sábado. O UARS, com o tamanho de um ônibus e pesando seis toneladas, é o maior satélite que retornou sem controle para a Terra em cerca de trinta anos. No entanto, a Nasa havia dito que as chances de perigo eram remotas. "O satélite entrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico.O horário preciso da entrada e a localização não são ainda conhecidos", afirmou a agência espacial americana por meio de uma nota. A maioria do satélite teria simplesmente queimado e se desintegrado ao voltar ao planeta, mas estimativas indicavam que cerca de 500 kg poderiam chegar até o solo. Com a água cobrindo cerca de 70% do planeta, esperava-se que os restos da espaçonave caíssem no oceano. "Você tem que ter em mente que as peças são muito pequenas, embora o satélite tenha o tamanho de um ônibus", disse o porta-voz da Nasa Stephen Cole à BBC. "A maioria delas é incinerada ao entrar na atmosfera e sobram apenas algumas dezenas delas", completou. Calculava-se que os pedaços do UARS poderiam cair em qualquer lugar entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área densamente povoada. O UARS foi enviado ao espaço em 1991 com o Discovery em uma missão para estudar a atmosfera terrestre. Ele contribuiu para a compreensão de temas como a composição química da camada de ozônio e o efeito resfriador que os vulcões exercem sobre o clima global.
Após terremoto na Índia, chuvas dificultam resgate no Himalaia
Soldados e equipes de resgate caminharam em meio a fortes chuvas para vilarejos isolados na cordilheira do Himalaia nesta segunda-feira (19), em busca de sobreviventes de um terremoto de magnitude 6,9 no domingo que matou ao menos 53 pessoas na Índia, no Nepal e na China. Equipes de resgate retiraram vítimas dos escombros, e o número de mortos no estado de Sikkim, no nordeste da Índia onde ocorreu o epicentro do tremor, subiu para 31. O terremoto foi sentido a uma distância de mais de 800 quilômetros, em Nova Délhi.
Densas nuvens impediram helicópteros de sobrevoarem as regiões afetadas, onde estão localizados os picos mais altos do mundo, e autoridades disseram que o número de vítimas poderia aumentar. Milhares de soldados que estavam ajudando nos esforços de resgate podem chegar às regiões atingidas só na terça-feira porque os caminhos para as montanhas estão bloqueados. "A situação não parece muito boa", disse uma autoridade da equipe de administração de desastres da ONU em Nova Délhi à agência de notícias Reuters. "Acredito que o número de mortos e feridos irá aumentar." Ao menos duas pessoas morreram no estado de Bihar, ao sul de Sikkim, enquanto seis morreram no estado de Bengala Ocidental, na Índia. "As pessoas ainda estão em pânico", disse Pawan Thapa, morador de Gagtok, capital de Sikkim, à Reuters por telefone depois que o terremoto abalou prédios durante mais de um minuto. "Passamos a noite inteira fora de nossas casas." As chuvas vêm atingindo partes de Sikkim há quatro dias seguidos. As temperaturas na zona do terremoto estavam cerca de 8 graus Celsius e poderiam cair durante a noite. O terremoto ocorreu às 6h10 (9h40 de domingo, horário de Brasília) e foi sentido em cinco países, incluindo Bangladesh e o reino budista de Butão. Fora da Índia, ao menos sete pessoas morreram no Nepal, e segundo a agência estatal de notícias chinesa Xinhua, sete outras também morreram no Tibet. Vários terremotos atingiram o norte e leste da Índia neste ano, mas nenhum causou grandes prejuízos ou mortes.
13/09/2011 18h20 - Atualizado em 13/09/2011 18h21 Corpo de Bombeiros resgata tamanduá-bandeira em Inhumas (GO)
Um tamanduá-bandeira foi resgatado dentro de uma residência em Inhumas (GO), a 35 km de Goiânia, na tarde desta terça-feira (13), pelo Corpo de Bombeiros.
O animal foi capturado pela corporação e não apresentava ferimentos. Posteriormente foi solto pelos bombeiros em uma reserva ambiental.
Leia mais: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/corpo-de-bombeiros-resgata-tamandua-bandeira-em-inhumas-go.html
BGE mostra onde estão os melhores salários por atividade Maria Carolina Abe Do UOL Economia, em São Paulo
SALÁRIO MÉDIO MENSAL, POR ATIVIDADE ECONÔMICA (EM SALÁRIOS MÍNIMOS)
Atividade | 2007 | 2008 | 2009 |
Eletricidade e gás | 10,4 | 10,4 | 10,2 |
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais | 6,1 | 8,5 | 8,1 |
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados | 8,9 | 8,6 | 7,7 |
Administração pública, defesa e seguridade social | 15,1 | 15,1 | 6,2 |
Informação e comunicação | 6,1 | 6,1 | 6,1 |
Indústrias extrativas | 4,8 | 5,3 | 5,8 |
Atividades profissionais, científicas e técnicas | 4,5 | 4,4 | 4,2 |
Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação | 3,8 | 3,8 | 3,6 |
Indústria de transformação | 3,7 | 3,7 | 3,5 |
Transporte, armazenagem e correio | 3,3 | 3,3 | 3,2 |
Atividades imobiliárias | 3,0 | 3,1 | 3,0 |
Construção | 2,6 | 2,7 | 2,9 |
Saúde humana e serviços sociais | 2,6 | 2,5 | 2,4 |
Educação | 2,3 | 2,3 | 2,2 |
Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas | 2,1 | 2,1 | 2,1 |
Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | 2,0 | 2,1 | 2,0 |
Atividades administrativas e serviços complementares | 1,9 | 2,0 | 1,9 |
Outras atividades de serviços | 2,1 | 1,9 | 1,8 |
Arte, cultura, esporte e recreação | 1,9 | 1,8 | 1,7 |
Alojamento e alimentação | 1,6 | 1,6 | 1,6 |
- Fonte: IBGE - Demografia das Empresas
O estudo do IBGE utiliza dados de pesquisas econômicas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), além de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Leia mais: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/09/14/ibge-mostra-onde-estao-os-melhores-salarios-por-atividade.jhtmFotógrafo arrisca a vida por imagens únicas de lugares altos. (imagem linda)
O fotógrafo russo Marat Dupri, de 19 anos, arrisca a vida subindo em estruturas altas para conseguir imagens únicas e incríveis do mundo abaixo. desde que comprou uma câmera, há 18 meses, o estudante decidiu subir em telhados de casas para capturar vistas espetaculares. Junto com seus amigos e modelos destemidos, ele tem driblado guardas em algumas das estruturas mais altas de Moscou e produz imagens incríveis - e de revirar o estômago. As fotos mostram adolescentes andando praticamente no céu, a centenas de metros no ar sobre pilares, ou andando a beira de edifícios altos sem nenhum equipamento de segurança.
"Quando eu estou no telhado eu tenho a sensação de que o mundo inteiro está aos meus pés", disse Marat." Todos os meus problemas e dificuldades são deixadas em algum lugar lá embaixo. A altura me estimula. Eu estou curtindo as vistas da minha cidade natal. Ela me dá energia e enche de entusiasmo para fazer novas e ótimas fotos."
Leia mais: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/fotografo-arrisca-vida-por-imagens-unicas-de-lugares-altos.html13/09/2011 10h37 - Atualizado em 13/09/2011 11h05 Brics vão discutir ajuda à União Europeia, diz Mantega
Nesta semana, fundo chinês informou que pode comprar títulos italianos. Modelo poderia ser usado por Brics para ajudar UE, especulam analistas.
Os países que integram o chamado "Brics", que são o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, vão se reunir na próxima semana em Washington (Estados Unidos) e discutir como fazer para ajudar a União Europeia, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (13). Na próxima semana, acontece na capital norte-americana a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em um momento no qual a Itália é pressionada pelos mercados financeiros, saiu a confirmação de que o ministro italiano das Finanças, Giulio Tremonti, se reuniu na semana passada com o presidente do fundo soberano chinês CIC. De acordo com o jornal Financial Times, as conversas abordaram a compra pela China de títulos da Itália, país que enfrenta uma crise de confiança dos mercados. Além da Itália, outros países da União Europeia, como a Espanha, a Grécia, também enfrentam problemas para pagar suas contas.
A compra de títulos de países da União Europeia, segundo analistas, poderia ser um modelo adotado pelos países integrantes do Bric para tentar ajudar a Zona do Euro. Para isso, os governos dos países emergentes poderiam lançar mão de suas reservas internacionais. Somente o Brasil, por exemplo, possui mais de US$ 350 bilhões em reservas cambiais - a maior parte aplicada em títulos do tesouro dos Estados Unidos, considerados de baixo risco.
Leia mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/brics-vao-discutir-ajuda-uniao-europeia-diz-mantega.html