Horário de verão começa no próximo dia 16 de outubro

O horário de verão deste ano terá início no dia 16 de outubro e terminará no dia 26 de fevereiro de 2012. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.
O horário é adotado no país com o objetivo principal de aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso.
Na última vez em que foi adorado, no entanto, o resultado da medida foi inferior ao esperado pelo setor elétrico e em relação à edição anterior. A redução de demanda na última edição foi de 4,4%. No ano anterior, a economia foi maior, de 4,7%.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval --como ocorrerá em 2012--, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo. 
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/983525-horario-de-verao-comeca-no-proximo-dia-16-de-outubro.shtml

Governo diz que ponte para Itaparica será construída a partir de 2014


O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (29) a construção de uma ponte de 12 km que irá ligar Salvador à Ilha de Itaparica a partir de 2018. Em uma cerimônia que reuniu o secretario estadual de planejamento Zezéu Ribeiro, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique, foi apresentado um projeto inicial da obra.
Dois consórcios já apresentaram projetos para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). As empresas realizaram por conta própria estudos de viabilidade técnica e o projeto escolhido pelo governo foi o do consórcio formado pelas construtoras OAS, Camargo e Corrêa, e Odebrecht.
A ponte sairá de Salvador, em uma área entre o porto e o terminal de São Joaquim, e chegará à Ilha num local entre o terminal de Bom Despacho e o Distrito de Gameleira. De acordo com o projeto, a ponte terá 11.700 km de extensão, 70 m de altura, seis faixas de tráfego e uma área móvel de 160 metros. No trecho próximo à Ilha será aberta uma passagem de embarcações mais altas. Estão previstas ainda a duplicação das BA – 01 e BA – 046, entre Bom Despacho e Santo Antônio de Jesus e a construção de uma nova rodovia até o município de Castro Alves.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/09/governo-diz-que-ponte-para-itaparica-sera-construida-partir-de-2014.html

Fenômeno em torno do Sol chama a atenção da população em Goiás

Um fenômeno óptico conhecido como halo chamou a atenção dos goianienses na manhã desta sexta-feira (30). Um círculo colorido se formou em volta do sol. Segundo a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet), Elizabeth Alves Ferreira, o fenômeno se dá devido a nuvens carregadas de cristais de gelo que são atravessadas pela luz solar.
De acordo com o Inmet, essas nuvens carregadas de partículas de gelo estão a seis quilômetros da superfície terrestre e indicam a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade. "Neste caso, o fenômeno indica a chegada de altos níveis de umidade, mas só a seis quilômetros da superfície, porque a umidade nos próximos dias em Goiás está prevista para atingir índices de aproximadamente 20%", explica Elizabeth Alves.
O professor Cláudio Souza Martins, astrônomo do planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), ressaltou que o halo não é um fenômeno muito frequente. Ele, que tem 61 anos, só viu isso acontecer duas vezes.

Leia mais: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/

Bases do Tamar na Bahia unidas pela limpeza das praias

No mês de setembro, as bases do Tamar situadas no litoral norte da Bahia participam com várias atividades abertas ao público da campanha Jogue Limpo com Nossas Praias, da ONG Sócio-ambientalista Jogue Limpo. Em Arembepe, com o apoio da Associação Cultural Abolição, uma caminhada sai da Praça das Amendoeiras, no sábado 17, às 8 horas da manhã. Em Sítio do Conde, no domingo 18, serão realizadas atividades a partir das 7 horas com alunos da Escola Eduardo Cavalcanti Lins.
Na semana seguinte, no dia 24, será a vez da comunidade da Praia do Forte se unir na mobilização contra o lixo. Haverá dois roteiros de caminhada de acordo com a faixa etária dos participantes: sentido Sul, em direção à Barra do Rio Pojuca, para os jovens, e Norte, sentido Hotel Iberostar Bahia, para as crianças. Após a caminhada com a coleta de lixo, haverá pesagem na praça e encontro no Centro de Visitantes para reflexão sobre o que podemos fazer para ajudar a conservação marinha. Em Imbassaí, no dia 25, a equipe de Sauípe apóia a limpeza da praia com as associações comunitárias locais.O lixo e a poluição são grandes ameaças à vida das tartarugas marinhas. A poluição das águas por elementos orgânicos e inorgânicos, como produtos químicos, resíduos líquidos e sólidos, esgoto, interfere na alimentação, locomoção e prejudica o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Mantenha as praias e o mar sempre limpos e colabore!

Veja a programação completa das ações promovidas pela ONG Jogue Limpo na Bahia.

Satélite da Nasa se desintegra sobre o Pacífico




A Nasa afirmou que o satélite UARS se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre sobre o Pacífico no início deste sábado. O UARS, com o tamanho de um ônibus e pesando seis toneladas, é o maior satélite que retornou sem controle para a Terra em cerca de trinta anos. No entanto, a Nasa havia dito que as chances de perigo eram remotas.  "O satélite entrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico.O horário preciso da entrada e a localização não são ainda conhecidos", afirmou a agência espacial americana por meio de uma nota. A maioria do satélite teria simplesmente queimado e se desintegrado ao voltar ao planeta, mas estimativas indicavam que cerca de 500 kg poderiam chegar até o solo.  Com a água cobrindo cerca de 70% do planeta, esperava-se que os restos da espaçonave caíssem no oceano.  "Você tem que ter em mente que as peças são muito pequenas, embora o satélite tenha o tamanho de um ônibus", disse o porta-voz da Nasa Stephen Cole à BBC. "A maioria delas é incinerada ao entrar na atmosfera e sobram apenas algumas dezenas delas", completou.  Calculava-se que os pedaços do UARS poderiam cair em qualquer lugar entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área densamente povoada. O UARS foi enviado ao espaço em 1991 com o Discovery em uma missão para estudar a atmosfera terrestre.  Ele contribuiu para a compreensão de temas como a composição química da camada de ozônio e o efeito resfriador que os vulcões exercem sobre o clima global.

Leia mais: http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/09/24/satelite-da-nasa-se-desintegra-sobre-o-pacifico.jhtm
 

Após terremoto na Índia, chuvas dificultam resgate no Himalaia

Soldados e equipes de resgate caminharam em meio a fortes chuvas para vilarejos isolados na cordilheira do Himalaia nesta segunda-feira (19), em busca de sobreviventes de um terremoto de magnitude 6,9 no domingo que matou ao menos 53 pessoas na Índia, no Nepal e na China. Equipes de resgate retiraram vítimas dos escombros, e o número de mortos no estado de Sikkim, no nordeste da Índia onde ocorreu o epicentro do tremor, subiu para 31. O terremoto foi sentido a uma distância de mais de 800 quilômetros, em Nova Délhi.
Densas nuvens impediram helicópteros de sobrevoarem as regiões afetadas, onde estão localizados os picos mais altos do mundo, e autoridades disseram que o número de vítimas poderia aumentar. Milhares de soldados que estavam ajudando nos esforços de resgate podem chegar às regiões atingidas só na terça-feira porque os caminhos para as montanhas estão bloqueados. "A situação não parece muito boa", disse uma autoridade da equipe de administração de desastres da ONU em Nova Délhi à agência de notícias Reuters. "Acredito que o número de mortos e feridos irá aumentar." Ao menos duas pessoas morreram no estado de Bihar, ao sul de Sikkim, enquanto seis morreram no estado de Bengala Ocidental, na Índia. "As pessoas ainda estão em pânico", disse Pawan Thapa, morador de Gagtok, capital de Sikkim, à Reuters por telefone depois que o terremoto abalou prédios durante mais de um minuto. "Passamos a noite inteira fora de nossas casas." As chuvas vêm atingindo partes de Sikkim há quatro dias seguidos. As temperaturas na zona do terremoto estavam cerca de 8 graus Celsius e poderiam cair durante a noite. O terremoto ocorreu às 6h10 (9h40 de domingo, horário de Brasília) e foi sentido em cinco países, incluindo Bangladesh e o reino budista de Butão. Fora da Índia, ao menos sete pessoas morreram no Nepal, e segundo a agência estatal de notícias chinesa Xinhua, sete outras também morreram no Tibet. Vários terremotos atingiram o norte e leste da Índia neste ano, mas nenhum causou grandes prejuízos ou mortes.

Leia mais: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/apos-terremoto-chuvas-dificultam-resgate-no-himalaia-1.html

13/09/2011 18h20 - Atualizado em 13/09/2011 18h21 Corpo de Bombeiros resgata tamanduá-bandeira em Inhumas (GO)

Um tamanduá-bandeira foi resgatado dentro de uma residência em Inhumas (GO), a 35 km de Goiânia, na tarde desta terça-feira (13), pelo Corpo de Bombeiros.
O animal foi capturado pela corporação e não apresentava ferimentos. Posteriormente foi solto pelos bombeiros em uma reserva ambiental.

Leia mais: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/corpo-de-bombeiros-resgata-tamandua-bandeira-em-inhumas-go.html

BGE mostra onde estão os melhores salários por atividade Maria Carolina Abe Do UOL Economia, em São Paulo

SALÁRIO MÉDIO MENSAL, POR ATIVIDADE ECONÔMICA (EM SALÁRIOS MÍNIMOS)

Atividade 2007 2008 2009
Eletricidade e gás 10,4 10,4 10,2
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 6,1 8,5 8,1
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados 8,9 8,6 7,7
Administração pública, defesa e seguridade social 15,1 15,1 6,2
Informação e comunicação 6,1 6,1 6,1
Indústrias extrativas 4,8 5,3 5,8
Atividades profissionais, científicas e técnicas 4,5 4,4 4,2
Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação 3,8 3,8 3,6
Indústria de transformação 3,7 3,7 3,5
Transporte, armazenagem e correio 3,3 3,3 3,2
Atividades imobiliárias 3,0 3,1 3,0
Construção 2,6 2,7 2,9
Saúde humana e serviços sociais 2,6 2,5 2,4
Educação 2,3 2,3 2,2
Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas 2,1 2,1 2,1
Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura 2,0 2,1 2,0
Atividades administrativas e serviços complementares 1,9 2,0 1,9
Outras atividades de serviços 2,1 1,9 1,8
Arte, cultura, esporte e recreação 1,9 1,8 1,7
Alojamento e alimentação 1,6 1,6 1,6
  • Fonte: IBGE - Demografia das Empresas
O estudo do IBGE utiliza dados de pesquisas econômicas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), além de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Leia mais: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/09/14/ibge-mostra-onde-estao-os-melhores-salarios-por-atividade.jhtm

Fotógrafo arrisca a vida por imagens únicas de lugares altos. (imagem linda)

O fotógrafo russo Marat Dupri, de 19 anos, arrisca a vida subindo em estruturas altas para conseguir imagens únicas e incríveis do mundo abaixo. desde que comprou uma câmera, há 18 meses, o estudante decidiu subir em telhados de casas para capturar vistas espetaculares. Junto com seus amigos e modelos destemidos, ele tem driblado guardas em algumas das estruturas mais altas de Moscou e produz imagens incríveis - e de revirar o estômago. As fotos mostram adolescentes andando praticamente no céu, a centenas de metros no ar sobre pilares, ou andando a beira de edifícios altos sem nenhum equipamento de segurança.
"Quando eu estou no telhado eu tenho a sensação de que o mundo inteiro está aos meus pés", disse Marat." Todos os meus problemas e dificuldades são deixadas em algum lugar lá embaixo. A altura me estimula. Eu estou curtindo as vistas da minha cidade natal. Ela me dá energia e enche de entusiasmo para fazer novas e ótimas fotos."
Leia mais: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/fotografo-arrisca-vida-por-imagens-unicas-de-lugares-altos.html

13/09/2011 10h37 - Atualizado em 13/09/2011 11h05 Brics vão discutir ajuda à União Europeia, diz Mantega

Nesta semana, fundo chinês informou que pode comprar títulos italianos. Modelo poderia ser usado por Brics para ajudar UE, especulam analistas.

Os países que integram o chamado "Brics", que são o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, vão se reunir na próxima semana em Washington (Estados Unidos) e discutir como fazer para ajudar a União Europeia, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (13). Na próxima semana, acontece na capital norte-americana a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em um momento no qual a Itália é pressionada pelos mercados financeiros, saiu a confirmação de que o ministro italiano das Finanças, Giulio Tremonti, se reuniu na semana passada com o presidente do fundo soberano chinês CIC. De acordo com o jornal Financial Times, as conversas abordaram a compra pela China de títulos da Itália, país que enfrenta uma crise de confiança dos mercados. Além da Itália, outros países da União Europeia, como a Espanha, a Grécia, também enfrentam problemas para pagar suas contas.
A compra de títulos de países da União Europeia, segundo analistas, poderia ser um modelo adotado pelos países integrantes do Bric para tentar ajudar a Zona do Euro. Para isso, os governos dos países emergentes poderiam lançar mão de suas reservas internacionais. Somente o Brasil, por exemplo, possui mais de US$ 350 bilhões em reservas cambiais - a maior parte aplicada em títulos do tesouro dos Estados Unidos, considerados de baixo risco. 

Leia mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/brics-vao-discutir-ajuda-uniao-europeia-diz-mantega.html

Estrela registra o brilho mais intenso dos últimos 20 anos


Astrônomos pedem ajuda a observadores amadores para identificar início da supernova

por Redação Galileu
A supernova da estrela SN 2011fe registrou o brilho mais intenso que já foi observado nos últimos 20 anos. Os astrônomos estimam que isso aconteceu no dia 9 de setembro, mas não há registros do momento exato do início. Por isso, a Associação Americana de Observadores de Estrelas (AAVSO), na sigla em inglês) está pedindo ajuda a todos os astrônomos amadores para identificar o momento do fenômeno. No site da AAVSO há um gráfico que mostra a curva de intensidade do brilho ao longo dos dias. Fotos ou relatos de qualquer pessoa que tenha voltado seu telescópio para a galáxia Pinwheel  interessam aos astrônomos, pois a expectativa é que alguém tenha registrado início de formação da supernova.  É possível observar a SN 2011fe com um telescópio modesto, amador, usado em jardins – um aparelho com, abertura de seis polegadas já basta. Por isso a associação quer que os astrônomos amadores relatem o que viram, por meio de um tutorial presente em seu site. 

Leia mais: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/

Fogo em vegetação castiga Serra das Areias e Serra de Caldas, em Goiás

O Corpo de Bombeiros atende, na tarde desta quinta-feira (8), em Goiás, duas ocorrências de incêndio de grande porte em vegetação. Uma é na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, e o outro é na Serra de Caldas, em Caldas Novas, a 165 km da capital. O fogo, nos dois locais, começou na quarta-feira (7). O incêndio na Serra das Areias começou na tarde de quarta-feira, e segue até a tarde desta quinta-feira (8). Segundo os Bombeiros, três viaturas e 30 militares estão no local. A corporação sobrevoa a área para avaliar os danos. A previsão é de que pelos menos 50% da reserva tenha sido atingida pelo fogo. Na Serra de Caldas, o incêndio também começou durante a tarde de quarta-feira. De acordo com os Bombeiros, o fogo diminuiu, mas as chamas ainda consomem a vegetação. Cem homens, entre bombeiros e brigadistas, estão no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que os dois incêndios tenham sido provocados. De acordo com a corporação, somente na quarta-feira 18 focos de incêndio foram registrados em todo o estado.

Leia mais: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09

Tablet vira brinquedo e recurso pedagógico em escolinha infantil

Eles não sabem ler nem escrever, mal aprenderam a andar e falar, mas já dão os primeiros passos no mundo da tecnologia. O uso de tablets se faz cada vez mais presente nas escolas de ensino fundamental e médio. Mas também quem ainda usa fraldas e mamadeiras começam a se familiarizar com a prancheta eletrônica.Em uma escola bilíngue da Zona Sul do Rio, o tablet serve como um recurso pedagógico que diverte os pequenos desde antes dos dois anos de idade e ajuda em seu desenvolvimento.
“A tecnologia se insere dentro da proposta pedagógica de oferecer recursos para que a criança se desenvolva, sem o medo da tecnologia que as gerações anteriores tinham. A criança não faz a diferenciação entre analógico e digital que o adulto faz. Para ela, esse é um ambiente natural. Ela já nasceu dentro desse mundo tecnológico”, pondera Silene de Farias Cordeiro, coordenadora de tecnologia educacional da escola Centro Educacional Miraflores, nas Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
O tablet é usado para contar histórias e mostrar figuras geométricas, entre outras atividades. Diante do tablet, as crianças se comportam como com qualquer brinquedo. Ouvem a história como se acompanhassem a leitura de um livro de papel. A escola conta também com computadores, lousa interativa e uma tartaruga robô. “Através desses recursos, as crianças podem interagir entre elas, com os objetos e adquirir conhecimentos diversos”, afirma a professora Silene.
Leia mais: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/09/

Quase 150 mil pessoas já fizeram inscrição para a Fuvest 2012

Até as 8h da manhã desta quinta-feira (8), quase 150 mil pessoas haviam se cadastrado para concorrer às 11 mil vagas da Fuvest 2012. As inscrições terminam às 23h59 da sexta-feira (9) e não serão prorrogadas. A taxa custa R$ 120 e o cadastro é feito pela internet.
Segundo a assessoria de imprensa da fundação, o número oficial de inscritos só será confirmado após o fim do prazo de pagamento da taxa, na segunda-feira (12).

Umidade do ar em cidades do interior de Goiás chega a 7%, segundo Sectec

Algumas cidades do interior de Goiás, como São João d'Aliança, Cidade de Goiás, Anicuns, Jataí, Cristalina e Nova Aurora, atingiram, na tarde desta terça-feira (6), o índice de 7% na umidade relativa do ar, segundo o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). Em São João d'Aliança e na Cidade de Goiás, os termômetros marcaram temperaturas de 38ºC.
Em Goiânia, a temperatura na tarde desta terça-feira (6) chegou aos 35,4ºC. A umidade relativa do subiu para 10%, mas continua em estado de emergência. Na segunda-feira (5), na capital a umidade relativa do ar chegou a 8%, o índice mais baixo da história registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde que o órgão começou a medir o porcentual de vapor de água suspenso no ar, na década de 1930.
Antes de 2011, os menores índices registrados, segundo o Inmet, foram de 12%, alcançados em agosto e setembro dos anos de 1993, 2004 e 2007. Segundo a chefe do Inmet de Goiânia, Elizabete Alves Ferreira, a previsão é de que a umidade do ar continue baixa nos próximos dias e que algumas cidades continue em estado de emergência.

Leia mais em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09

Vestibular UFG

Inscrições UFG - 1º a 30 de setembro de 2011.
Boa sorte a todos!!!!
Leia mais em:
http://www.ufg.br/
http://www.vestibular.ufg.br/2011/ps2012_1/edital/EDITAL.pdf

Ranking de Universidades Unicamp (235º) e UFRJ ((381º) também aparecem na lista da QS. Universidade Cambridge é pelo segundo seguido a número 1.

A Universidade de São Paulo subiu 84 posições e aparece em 169º lugar entre as melhores universidades do mundo no ranking QS World University Rankings divulgado nesta segunda-feira (5) pela QS Quacquarelli Symonds, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. O ranking considera o desempenho acadêmico da universidade nas áreas de artes e humanidades, ciências naturais, engenharia e tecnologia da informação, ciências sociais e ciências da vida. Segundo a QS, a avaliação de cada instituição tem 40% de peso na pesquisa acadêmica, 10% na pesquisa empregador, 20% no desempenho dos estudantes, 20% nas citações ao corpo docente, 5% de presença de corpo docente internacional e mais 5% de estudantes internacionais.

Veja o ranking das universidades em: 
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/09