Integração com lavoura e floresta é o caminho da pecuária sustentável!

Produção de carne no Brasil aumentou 5X mais que no resto do mundo. 

Desafio é produzir sem agredir o meio-ambiente.

No município de Santa Helena, em Goiás, o regime de chuva é bem definido.
Na fazenda de Pedro Merola, o avião passa a 45 metros de altura e joga 25 quilos de semente por hectare. A época certa para o semeio é justamente quando a folha da soja começa a amarelar. A semente cai no chão, a folha cai em cima e garante umidade para o capim germinar.
Logo depois da colheita, o pasto já vai estar formado. De onde tira o grão, Pedro vai tirar a carne. Ele conta que a integração da soja com a pastagem tem se mostrado bem lucrativa.
Outra ferramenta na estratégia para produzir mais carne em áreas reduzidas é o confinamento. O modelo da pecuária intensiva está implantando em uma parcela muito pequena ainda na nossa criação de gado, mas tem um potencial enorme. O consultor Washington Mesquita afirma que a área de pastagem poderia ser reduzida a um terço do que é com a pecuária intensiva. Essa área poderia ser disponibilizada para aumentar tanto a própria pecuária, quanto a agricultura. “O sistema intensivo é tecnicamente, economicamente e ecologicamente correto”, diz. O "ecologicamente correto" está não só em evitar novos desmatamentos, como na redução do aquecimento global. É que reduzindo o tempo para o abate, são reduzidas também as emissões de gases e dejetos do animal. No estado do Pará, município de Paragominas, é possível ver a evolução da integração lavoura-pecuária-floresta. A ideia é diversificar a atividade e acabar com o conceito de monocultura. Essas novas práticas ajudam a tornar realidade um sonho que até pouco tempo era impossível e estão contribuindo para evitar o desmatamento da Amazônia. O pesquisador do Imazon, Carlos Souza, aponta que o último pico de derrubada foi em 2004, quando a taxa anual de desmatamento da Amazônia chegou aos 27.700 quilômetros quadrados. Em 2011, os números já tinham caído para 6.200 quilômetros quadrados, redução acumulada de 77%.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e conheça o sistema implantado na fazenda do pecuarista Thalles Barros de Lima.
 

Fonte: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2978082143179204#editor/target=post;postID=8148392197037724994

Governo sírio nega responsabilidade sobre massacre em Hula!

Regime de Assad voltou a dizer que grupos terroristas foram os autores.
Oposição elevou para 109 o número de mortos em Hula, incluindo crianças.

O governo sírio rejeitou neste domingo (27) qualquer responsabilidade no massacre denunciado por ativistas em Hula, no centro da Síria, onde morreram cerca de cem pessoas na sexta-feira (26), afirmou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Jihad Maqdissi, culpando supostos grupos terroristas.
"Mulheres, crianças e idosos foram mortos a tiros. Essa não é a marca do heróico Exército sírio", disse Makdissi em entrevista coletiva em Damasco. Fontes da oposição elevaram o número de mortos contados no massacre a 109 civis, caracterizando um dos piores ataques nos 14 meses de revolta popular contra o presidente Bashar al-Assad. Outras fontes falam em cerca de 100 mortos.
InvestigaçãoO Ministério de Relações Exteriores anunciou a criação de um comitê militar para investigar os fatos, um dia antes de o enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, visitar o país. O regime sírio já havia afirmado que o ataque se tratara da ação de grupos terroristas no sábado (26), quando exibiu na TV estatal as mesmas imagens usadas pela oposição mostrando os corpos das vítimas. Segundo a versão apresentada pelo porta-voz do governo, por volta das 14h locais, "centenas de homens armados se reuniram em várias caminhonetes carregadas com armamento pesado, morteiros e metralhadoras". "As forças terroristas se dirigiram a esta região que está protegida pelas tropas governamentais (...) e atacaram vários postos militares", acrescentou, explicando que utilizaram pela primeira vez "mísseis antitanque". Maqdissi disse ainda que as tropas governamentais não avançaram e "responderam em legítima defesa".
RepercussãoAs mortes repercutiram internacionalmente. O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o emissário internacional Kofi Annan, consideraram o ocorrido uma violação "espantosa e terrível" do direito internacional. Além da França, que já havia exigido ação sobre o plano de paz da Síria na manhã deste sábado (26), o Reino Unido também apelou a uma "resposta internacional forte" em relação à Síria. O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, exigiu neste sábado uma "resposta internacional forte" para o "massacre" de Hula e anunciou a intenção de solicitar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 Fonte: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/05/governo-sirio-nega-responsabilidade-sobre-massacre-em-hula.html

Irã diz que seguirá enriquecendo urânio e anuncia nova central nuclear!

O Irã rejeitou neste domingo (27) abandonar o enriquecimento de urânio a 20%, exigido pelas grandes potências mundiais para resolver a crise provocada pelo programa nuclear iraniano, e anunciou no mesmo dia a construção de uma nova usina nuclear. "Não há razão para ceder no enriquecimento a 20% porque produzimos combustível a 20% para nossas necessidades, nem mais, nem menos", declarou Fereydoon Abbassi Davani, chefe do programa nuclear iraniano. O enriquecimento de urânio a 20% provoca inquietações na comunidade internacional sobre a finalidade do programa nuclear iraniano, que, segundo Teerã, é estritamente pacífico. Por sua vez, as potências ocidentais suspeitam que tem um objetivo militar, para dotar o país de uma bomba atômica. Enriquecido a 5%, o urânio serve de combustível para as centrais nucleares. A 20%, alimenta os reatores de pesquisa. Mas acima de 90% pode servir para fabricar uma bomba atômica. Abbassi Davani lembrou que o Irã havia começado em 2010 a enriquecer urânio a 20% para produzir combustível para seu reator de pesquisas nucleares de Teerã, depois do fracasso das negociações com as grandes potências sobre a entrega deste combustível em troca de uma parte das reservas de urânio fracamente enriquecido. "Precisamos controlar todo o ciclo do combustível de urânio", explicou Abbassi Davani. As grandes potências do grupo "5+1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha, além de Alemanha) exigiram nesta semana do Irã, em negociações realizadas em Bagdá, que não enriquecesse urânio para além de 5%, e transferisse para fora do país suas reservas atuais de cerca de 100 quilos de urânio a 20%. Esta medida é um dos principais gestos pedidos ao Irã para dissipar dúvidas sobre seu programa nuclear, condenado por seis resoluções do Conselho de Segurança da ONU, quatro delas com sanções.
ExportaçõesTeerã sempre afirmou que seu direito de enriquecer urânio no âmbito do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) era um assunto de soberania "não negociável". Além disso, o chefe do programa nuclear iraniano se referiu neste domingo à possibilidade de que Teerã comece a exportar urânio a 20%, uma ameaça que não é nova, mas que aparece como uma provocação no contexto atual. Este endurecimento da posição do Irã ocorre pouco depois de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciar na sexta-feira a descoberta de restos de urânio enriquecido a 27% na usina nuclear subterrânea de Fordo, ao sul de Teerã. O Irã se referiu a um problema técnico, uma explicação plausível, segundo especialistas ocidentais, embora a AIEA tenha pedido informações adicionais.
Nova centralTambém neste domingo, a República Islâmica anunciou que construirá uma nova central na cidade de Bushehr, no sul, no início de 2014. "O Irã construirá uma usina nuclear de 1.000 megawatts em Bushehr no próximo ano", disse Abbassi Davani, citado pela televisão estatal. A central será levantada em Bushehr ao lado da atual central construída pela Rússia. Abbassi Davani não informou se a nova central também contará com a cooperação da Rússia. A televisão estatal fez o anúncio poucos dias depois das negociações em Bagdá entre o Irã e as grandes potências. Estas negociações refletiram as notáveis divergências entre ambas as partes, que, no entanto, concordaram em realizar uma nova rodada de negociações em Moscou nos dias 18 e 19 de junho.

 Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/ira-ignora-pedido-das-potencias-e-nao-detera-enriquecimento-de-uranio.html

Artista chinês faz escultura de 11 metros com lixo! Wang Zhiyuan queria retratar os resíduos que se acumulam nas ruas de Pequim.

Cerca de 3 milhões de toneladas de lixo doméstico são gerados por dia no planeta. Você já teve a sensação de que o único jeito de acabar com todos esses resíduos seria mandá-los para o espaço? É justamente essa a ideia que uma escultura exposta em Pequim, na China, passa.

Feita pelo artista Wang Zhiyuan, essa torre de lixo de quase 11 metros de altura se chama Thrown to the Wind (jogado ao vento). O artista diz que queria retratar os montes de resíduos que se acumulam em sua cidade e chamar a atenção para o problema. “Eu quero que a minha arte seja algo maior do que eu. Se ela não estivesse envolvida em problemas da sociedade, eu me sentiria culpado”, afirma. 

 Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/1,,EMI306916-17180,00.html

Ponte reciclável" vira atração turística temporária em açude de Campina Grande (PB)

Uma ponte de 147 metros de extensão e construída quase inteiramente com garrafas PET (de plástico) mudou o cenário do Açude Velho, um dos principais cartões postais de Campina Grande (132 km de João Pessoa). Para construí-la foram necessárias 8.000 garrafas PET, arrecadadas por alunos de escolas públicas, por uma empresa de reciclagem de lixo e por catadores de lixo. O projeto foi uma iniciativa do Coletivo Mídias, grupo que realiza intervenções artísticas em espaços urbanos com o objetivo de resgatar a história local. Nesse caso, chamar a atenção da população para a necessidade de revitalização do Açude Velho. Desde que foi inaugurada, no último dia 13, cerca de 300 pessoas atravessaram por ela diariamente, com supervisão do Corpo de Bombeiros. Ali não é permitida a passagem de crianças. Antes de ser aberta à visitação, a obra foi inspecionada pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba (Crea-PB). Turistas e estudantes de várias escolas de Campina Grande já visitaram a ponte. No local,  puderam conhecer um pouco da história do fundador da Casa de Caridade Jesus do Horto, Roldão Mangueira, líder religioso que acreditava no fim do mundo no dia 13 de maio de 1979. Integrantes do Coletivo Mídias fazem palestras e distribuem livrinhos de literatura de cordel contando a história de Roldão. “Além de despertar a atenção para a importância da preservação, o projeto também tem o intuito de prestar uma homenagem a Roldão Mangueira e explicar ao povo de Campina um pouco de sua história”, afirmou o diretor teatral Nivaldo Rodrigues Filho, que participou ativamente do projeto junto com o artista plástico Jarrier Alves. Quem visita o Açude Velho é convidado a colaborar com o abaixo-assinado que pede a revitalização de suas águas, extremamente poluídas. O documento será entregue ao prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB). A ponte será fechada neste domingo (20) e depois desmontada, mas o material empregado em sua construção não será descartado. “É importante lembrar que o projeto não termina nesse domingo”, disse Rodrigues. Todo o material será reutilizado. As garrafas PET, por exemplo, serão doadas aos catadores de material reciclável. “A intervenção tem forte apelo social, é uma proposta de vivência que queremos levar ao máximo de pessoas”, afirmou. O Açude Velho recebe esgotos vindos de vários bairros de Campina Grande, e sua última limpeza, segundo os organizadores, foi realizada há mais de 40 anos. O projeto foi idealizado em 2007 e aprovado um ano depois. A concretização veio com o recebimento de R$ 40 mil, no ano passado, do Fundo de Incentivo à Cultura, do governo estadual.

A construção da ponte

Durante dois meses, sete pessoas trabalharam quase que initerruptamente na pré-montagem das peças em um atelier de Campina Grande. O artista plástico Jarrier Alves disse que a equipe não tinha horário para trabalhar. “Nesse período a dedicação foi total ao projeto. Trabalhamos nos finais de semana, feriado, madrugada, mas valeu a pena o esforço e o cansaço”, afirmou. No atelier, atenção não faltou aos artistas, afinal, não se tratava de qualquer obra de arte. Após serem amarradas com fitas adesivas, as garrafas foram colocadas na estrutura feita de madeira e alumínio. Quando as peças enfim ficaram prontas, a equipe passou mais dois dias trabalhando na montagem da ponte sob as águas. “Essa foi a fase mais delicada do projeto, mas contamos com a inspeção do Corpo de Bombeiros e do Crea e, ao final, tudo deu certo”, comemorou.
Valéria Sinésio
Do UOL, em João Pessoa 

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/05/19/ponte-construida-com-garrafas-pet-vira-atracao-em-acude-de-campina-grande-pr.htm
 

Moradores mudam de endereço e levam casas em caminhões no PR!

Duas casas de madeira foram transportadas em caminhões na madrugada desta sexta-feira (18), do Centro para um bairro de Pato Branco, no sudoeste do Paraná. Os moradores mudaram de endereço e levaram as residências para os novos terrenos.
Por volta das 4h30, os trabalhadores envolvidos no transporte aproveitaram as vias vazias e realizaram a delicada operação. Alguns deles, tiveram que erguer os fios de eletricidade dos semáforos para as casas passarem. Em um dos cruzamentos, uma das residências chegou a enroscar nos fios de um poste.
A viagem durou cerca de 40 minutos. O trabalho para colocar as casas nos novos terrenos será realizado nesta tarde.

Fonte:  http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/05/moradores-mudam-de-endereco-e-levam-casas-em-caminhoes-no-pr.html

Tremor de terra de 2,7 pontos assusta moradores da região norte de Goiás!

Um tremor de terra assustou moradores da região norte de Goiás por volta das 10h de quinta-feira (17). O abalo foi sentido por moradores de Porangatu, Santa Teresa, Estrela do Norte e Mutunópolis. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), este foi o terceiro tremor de terra no norte do estado em menos de dois meses e atingiu 2,7 pontos na escala Richter. O primeiro foi em São Miguel do Araguaia, no dia 31 março. Em 24 de abril, o epicentro foi em Estrela do Norte.
Os moradores relataram que ouviram um estrondo semelhante a um trovão e, em seguida, sentiram a terra tremer. “Eu já moro aqui há um bom tempo, mas nunca tinha sentido. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha sentido, e hoje [quinta-feira] eu estava em casa e senti o tremor”, relata a vendedora Nátia Tamine Morais.
De acordo com o observatório, o fenômeno é resultado da acomodação de rochas em camadas profundas da terra, ocasionada por falhas geológicas localizadas na divisa de Goiás com o Tocantins. A recepcionista Carminha Silva, que trabalha em um posto de saúde de Santa Tereza, continuava assustada horas depois de tremor. “Nossa, eu tive que chamar o meu menino e ele teve que me trazer na hora. Eu fiquei tremendo, tremendo. Até agora estou tremendo. Parece que até o posto de saúde estava virando comigo”, conta a recepcionista.
A funcionária da limpeza da Câmara de Mutunópolis Simone Francisca da Silva também estava no trabalho quando o terremoto aconteceu. “Eu fiquei com muito medo. A gente pensa se o mundo vai acabar agora e não sabe para onde correr”, diz.

Fonte:   http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/05/tremor-de-terra-de-27-pontos-assusta-moradores-da-regiao-norte-de-goias.html

Trabalho selecionado para Rio + 20.

http://www.aag.org/mycoegallery

Acessem a página acima para que possam visualizar o trabalho sobre sustentabilidade da Régia Estevam Alves, mestre em Geografia. Cursou sua graduação no Campus Riachuelo UFG/Jataí - GO. Esse trabalho foi selecionado para o evento Rio + 20, apenas dois trabalhos foram selecionados no Brasil, dentre eles esse  produzido em Jataí - GO.

Mais uma vez Parabéns Régia. Desejo que você tenha muito sucesso com as suas pesquisas.

 ENVIRONMENTAL FRAGILITY OF RIBEIRÃO DA PICADA, JATAÍ, GOIÁS/BRAZIL

Régia Estevam Alves, MS in Geography from the Federal University of Goiás / Brazil; Helder Barbosa Paulino, Dr. in Agronomy / Department of Agronomy, Federal University of Goiás/Brazil; Alécio Perini Martins MS in Geography / Department of from the Federal University of Goiás / Brazil

Geographic Focus: Jataí, Goiás, Braz

Emergentes vão dominar diálogo na conferência Rio + 20.

16/05/2012 - 09h52
CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA 


Os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ideia do governo brasileiro para ampliar a participação da sociedade civil na Rio+20, terão presença maciça de países em desenvolvimento. Dos 74 conferencistas confirmados até agora, apenas 27 vêm de países ricos. A lista de presença aponta o caráter que a conferência do Rio vem ganhando, de encontro dominado por emergentes. Os diálogos ocorrerão de 16 a 19 de junho, entre o fim das negociações diplomáticas formais e a reunião de chefes de Estado, de 20 a 22. Consistirão de dez painéis, formados por acadêmicos e empresários, entre outros. Eles discutirão uma dezena de temas: oceanos, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, e as crises econômicas, energia, água, padrões de produção e consumo, cidades sustentáveis, emprego e florestas. Cada painel levará três recomendações de ação em cada uma dessas áreas aos chefes de Estado. Se a ideia funcionar, o Brasil espera que ela seja adotada em futuras conferências da ONU, como forma de usar as intervenções da sociedade civil para romper impasses em negociações difíceis.
SEM BILL E ANGELINA
A lista inicial de convidados incluía supercelebridades como Angelina Jolie e Bill Gates. No entanto, devido ao tempo escasso - os convites só foram enviados a partir de março deste ano-, o governo precisou se contentar com um grupo menos estrelado. Entre os confirmados estão o economista americano Jeffrey Sachs, da Universidade Columbia; a oceanógrafa Sylvia Earle; o ex-presidente do BID Enrique Iglesias; a "mãe" do conceito de desenvolvimento sustentável, Gro Brundtland; e o criador da ideia de pegada ecológica, o suíço Mathis Wackernagel. Cada painel terá pelo menos um brasileiro. Entre os confirmados, a economista Maria da Conceição Tavares, o ex-ministro Rubens Ricupero e a geógrafa Bertha Becker.
O coordenador dos diálogos, o ministro Julio Bitelli, do Itamaraty, disse que "acaba tendo mais" representantes de países emergentes porque a resposta deles foi maior.
"A qualidade dos convidados é excelente", disse à Folha Langston Goree, diretor do Instituto Internacional de Desenvolvimento Sustentável.
Dois terços dos palestrantes estão confirmados. 

Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1091065-emergentes-vao-dominar-dialogo-na-conferencia.shtml

Com participação de astronauta, relatório mostra que 'pegada' do Brasil supera a da China e a da Índia

16/05/2012 
CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA
A pegada ecológica do Brasil é maior que a média mundial e maior que a de todos os países do grupo Brics exceto a Rússia (o grupo inclui China, Índia e África do Sul). Os dados são do Relatório Planeta Vivo 2012, divulgado pela ONG WWF com a participação do astronauta holandês André Kuipers.
Pegada ecológica é a quantidade de hectares necessária para suprir as necessidades de consumo de cada ser humano versus a capacidade de regeneração da Terra. O relatório mostra que a pegada da humanidade hoje excedeu em 50% a capacidade de regeneração do planeta. Ou seja, para sustentar o padrão de consumo atual, seria necessário 1,5 planeta. A pegada ecológica da humanidade dobrou desde 1966. Entre os países com maior pegada estão nações emergentes e de território pequeno, como Qatar (1°) e Dinamarca (4°), além dos gigantes consumistas EUA (5°). O Brasil tem uma pegada ecológica de 2,93 hectares por pessoa, contra 2,70 da média global. Segundo Cecília Wey de Brito, secretária-geral do WWF Brasil, o que mais pesa aqui é a agropecuária, que consome muita terra e água. A pegada cresceu ligeiramente em 2012 em comparação a 2010 e só não é maior porque o Brasil detém a maior biocapacidade (capacidade de regeneração) do mundo, por conta de suas florestas.
"O Código Florestal é um dos garantidores de que isso continue", disse Brito, pedindo o veto de Dilma ao código aprovado pela Câmara. (CA) 

 Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1091068-com-participacao-de-astronauta-relatorio-mostra-que-pegada-do-brasil-supera-a-da-china-e-a-da-india.shtml

População e consumismo ameaçam saúde do planeta, alerta WWF!

A crescente população mundial e o consumismo ameaçam a saúde do planeta, alerta a organização ambientalista Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A demanda por recursos naturais se tornou insustentável e exerce uma pressão "tremenda" sobre a biodiversidade do planeta, destaca a organização em um estudo publicado nesta terça-feira (15). Em sua mais recente pesquisa sobre a saúde da Terra, o WWF citou o Qatar como o país com a maior pegada ecológica, seguido dos vizinhos Kuwait e dos Emirados Árabes Unidos. A pegada ecológica é um instrumento de medição do uso de recursos naturais. Quanto menor é a pegada ecológica de uma nação, melhor é o uso que ela faz de seus recursos naturais. Dinamarca e Estados Unidos completam o ranking dos 5 primeiros, segundo cálculo com base na comparação de fontes renováveis consumidas contra a capacidade de regeneração do planeta. O relatório Planeta Vivo ('Living Planet Report') revelou que países de alta renda têm uma pegada ecológica em média cinco vezes maior do que a de países de baixa renda. Segundo a pesquisa, a pegada ecológica dobrou de tamanho em todo o planeta desde 1966. "Estamos vivendo como se tivéssemos um planeta extra à nossa disposição", disse Jim Leape, diretor-geral do WWF Internacional. "Estamos usando 50% mais recursos do que a Terra pode produzir de forma sustentável e a menos que mudemos o curso, este número crescerá rápido. Em 2030, mesmo dois planetas não serão suficientes", acrescentou. A pesquisa, compilada a cada dois anos, reportou uma redução média de 30% na biodiversidade desde 1970, chegando a 60% nas regiões tropicais, duramente afetadas. O declínio foi mais rápido em países de baixa renda, "demonstrando como os países mais pobres e vulneráveis subsidiam o estilo de vida dos países mais ricos", destacou o WWF.
Em todo o mundo, cerca de 13 milhões de hectares de florestas foram perdidas todo ano entre 2000 e 2010.  "Uma demanda sempre ascendente por recursos de parte de uma população crescente põe uma enorme pressão sobre a biodiversidade do nosso planeta e ameaça nossa segurança, saúde e bem estar futuros", informou o organismo. O relatório é publicado às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a quarto maior cúpula sobre o tema realizada desde 1972, e que será celebrada em junho no Rio de Janeiro. O presidente eleito da França, François Hollande, confirmou que estará entre os 100 líderes mundiais presentes à cúpula, com vistas a determinar o caminho rumo a uma economia que possa equilibrar crescimento econômico, erradicação da pobreza e proteção ao meio ambiente. O WWF quer ver sistemas de produção mais eficientes que possam reduzir a demanda humana por terra, água e energia e uma mudança na política governamental que medisse o sucesso de um país para além do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o enfoque imediato precisa estar na redução drástica da pegada ecológica dos países de alta renda, particularmente sua pegada de carbono, destacou o WWF.
"A Rio+20 pode e deve ser o momento de os governos estabelecerem um novo curso rumo à sustentabilidade", disse Leape. "Este relatório é como um check-up planetário e os resultados indicam que temos um planeta muito doente", alertou Jonathan Baillie, diretor do programa de conservação da Sociedade Zoológica de Londres, que co-produziu o relatório, em conjunto com a organização Global Footprint Network, que elabora a pegada ecológica.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2012/05/15/populacao-e-consumismo-ameacam-saude-do-planeta-alerta-wwf.htm

Tromba d’água destrói imóveis e deixa feridos em São Sebastião, SP!

Duas pessoas tiveram ferimentos leves depois que uma tromba d’água se formou sobre o mar e atingiu a Praia de Juquehy, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, neste domingo (6). No total, 27 casas foram danificadas – duas delas foram condenadas pela Defesa Civil – e a região ficou sem luz por algumas horas. Trinta e sete árvores caíram.
Moradores e comerciantes ainda calculavam os prejuízos nesta segunda-feira (7). Duas das casas atingidas foram completamente destruídas, segundo a Defesa Civil do município. Em uma delas, o telhado foi destruído, e no segundo andar, feito de madeira, as paredes se deslocaram. Uma viga de madeira saiu do lugar.
A tromba d’água se forma no mar, com o choque de temperaturas entre a água quente e o ar frio. Quem viu o fenômeno disse que a água parecia ser sugada pelas nuvens, formando uma espiral.
Os ventos de 80 km/h a 120 km/h atingiram uma área de 800 metros de extensão na praia. Uma pousada que fica de frente para o mar teve sua fachada de vidro destruída. O salão que existia na parte da frente desapareceu. O dono estima um prejuízo de R$ 200 mil.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/tromba-dagua-destroi-imoveis-e-deixa-feridos-em-sao-sebastiao-sp.html

Veja as iamgens da Super LUA!!!

Endereços para que vejam as imagnes da super LUA!!!

 Fenômeno mostra Lua 14% maior e 30% mais brilhante.
Evento ocorreu à 0h35 deste domingo, no horário de Brasília.

Fontes: 
http://glo.bo/IQ2dFY
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/fotos/2012/05/veja-imagens-da-superlua-pelo-mundo.html

Astrônomos flagram buraco negro devorando estrela!

Astrônomos americanos observaram em "tempo real" o momento em que um buraco negro supermaciço engolia uma estrela do qual se aproximou demais, um fenômeno excepcional que só ocorre uma vez a cada 10 mil anos, em média, em uma galáxia.
"Os buracos negros são um pouco como os tubarões. Consideramos, sem razão, que são máquinas perpétuas de matar. Na verdade, são tranquilos na maior parte da vida. Mas ocasionalmente, uma estrela se aventura perto demais e o frenesi carnívoro se desencadeia", explicou Ryan Chornock, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, co-autor do estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature. Acredita-se que a maioria das galáxias do universo abrigue um destes buracos negros supermaciços, com massa entre um milhão e um bilhão de vezes superior à do nosso sol. Alguns são detectados graças à intensa radição que emitem quando aspiram gás. Mas se o entorno dos buracos for pobre em gás, as fagulhas ficam fracas e por isso fica difícil estudá-los, ao menos surpreendê-los em pleno almoço, como fizeram Chornock e Suvi Gezari, da universidade americana Johns Hopkins. Em 31 de maio de 2010, por meio do telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, foi descoberta uma luz inesperada procedente de uma galáxia situada a 2,7 bilhões de anos-luz.
A luz foi se intensificando até alcançar seu ponto culminante em 12 de julho, antes de desaparecer gradativamente. "Observamos a morte de uma estrela e sua digestão por parte do buraco negro em tempo real", explicou Edo Berger, que participou do estudo. A luz emanada de um buraco negro supermaciço que estava até agora adormecido, com massa equivalente a três milhões de massas solares, equivale à do buraco negro situado no centro da nossa galáxia. A estrela estava tão próxima que as "forças de maré" geradas pelo campo de gravidade do buraco negro a desmembraram. Os gases que a formavam foram aspirados pelo ogro cósmico, fazendo aumentar tanto a temperatura que produziram a luz detectada pelos astrônomos. O "Sgr A*" (Sagittarius A estrela), buraco negro supermaciço da nossa galáxia, está prestes a engolir uma grande nuvem de gás, que se aproxima dele. No verão de 2013, a nuvem se aproximará a 40 bilhões de quilômetros do "horizonte dos acontecimentos" do buraco negro, limite a partir do qual o que acontece é impossível de ser detectado.

 Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/astr%C3%B4nomos-flagram-buraco-negro-devorando-estrela-185347530.html

Moto japonesa levada por tsunami aparece no Canadá! 01/05/12

Uma motocicleta Harley-Davidson com placa japonesa foi encontrada na costa oeste do Canadá, e suspeita-se que tenha parado ali depois de ser levada pelo tsunami que afetou o nordeste do Japão em março do ano passado. A moto foi achada pelo canadense Peter Mark em 18 de abril, enquanto ele andava por uma praia do Estado de Columbia Britânica --separado da costa japonesa por 7.000 quilômetros de mar. "Você nunca sabe o que vai encontrar quando sai para passear. E de vez em quando encontra algo de outro mundo", disse ele à TV canadense CBC. A Harley-Davidson tem placa registrada na Prefeitura de Miyagi, uma das áreas mais atingidas pelo terremoto seguido de tsunami. O container abandonado que abrigava a moto também guardava tacos de golfe, ferramentas e equipamentos de camping. Segundo a CBC, o consulado japonês em Vancouver está agora tentando localizar o dono da moto para descobrir se ele está vivo. 


Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1083898-moto-japonesa-levada-por-tsunami-aparece-no-canada-veja-video.shtml

Manaus decreta situação de emergência devido a cheia dos rios!

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, assinou, nesta sexta-feira (27), decreto que anuncia situação de emergência na capital. O documento autoriza a Subsecretaria Municipal de Defesa Civil (Subdec) a colocar em ação o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. A medida levou em consideração o diagnóstico geral da Defesa Civil sobre a situação, e o alerta dos órgãos responsáveis pelos serviços de meteorologia de que Manaus vai enfrentar uma das maiores enchentes em toda a história. O decreto terá 90 dias de prazo, prorrogáveis por mais 180. A Defesa Civil Municipal estima que aproximadamente 3,6 mil famílias serão afetadas pela subida do nível da água do Rio Negro que, na última quarta-feira (25), atingiu a cota de 28,96m. Atualmente o nível do Rio  Negro registra 29,07 metros, a 70 centímetros de atingir a marca histórica de 2009. Pelo menos onze bairros terão áreas alagadas somando cerca de 18,3 mil pessoas atingidas. Com o decreto de emergência assinado, o município passa a adquirir poderes garantidos pela Constituição Federal em casos desse tipo. O município pode interditar propriedades que apresentem risco de provocar danos a pessoas, e também poderá desapropriar, propriedades particulares comprovadamente situadas em áreas de risco.
Ações emergenciais
O Plano Emergencial de Resposta aos Desastres possibilitará a construção de pontes de madeira, além de ações básicas de saúde, como a distribuição de medicamentos e cartilhas, e também a concessão do 'Cartão Enchente', que doará um benefício financeiro no valor de R$ 400 para pessoas cadastradas e comprovadamente prejudicadas pela enchente.

 Fonte: http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/05/comerciantes-do-centro-de-manaus-se-preparam-para-inundacao-de-ruas.html

Alagamento permite 'invasão' de cisnes em calçadas de cidade inglesa!

Após fortes chuvas que atingiram o sul da Inglaterra ao longo do último mês propiciaram uma cena peculiar na cidade de Worcester nesta terça-feira (1º). Um grande bando de cisnes foi visto "invadindo" calçadas alagadas à beira de um rio na cidade.
O mês de abril teve recorde de chuvas no sul do país, e a previsão meteorológica diz que a região continuará com clima chuvoso nos próximos dias.

Fonte:  http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/05/alagamento-permite-invasao-de-cisnes-em-calcadas-de-cidade-inglesa.html