Japão retira alerta de tsunami; onda mata cinco nas ilhas Salomão

 06/02/2013 - 16h24

Foi retirado às 22h45 (11h45 de Brasília), pela Agência Meteorológica do Japão, o alerta de tsunami dado após o terremoto de magnitude 8 que foi registrado nas Ilhas Salomão.
O alerta foi ativado como medida de precaução para toda a costa oriental do país.
O tremor não chegou a causar danos consideráveis nas zonas litorâneas do Japão.
O terremoto que ocorreu no Mar de Coral provocou um tsunami que matou pelo menos cinco pessoas e levou milhares a deixarem as suas casas ao redor do Pacífico Sul, mediante alertas de tsunami emitidos por várias ilhas. De acordo com a diretora de enfermagem do hospital de Lata, Augustine Pilve, mais mortes podem ter acontecido, e as autoridades vasculham três vilarejos que podem ter sido atingidos.
O tremor ocorreu 340 km a leste de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí, ao emitir o alerta para as Ilhas Salomão e outras nações do Pacífico Sul, incluindo Austrália e Nova Zelândia. Posteriormente, o alerta foi suspenso.
Um tsunami medindo 0,9 metro atingiu a cidade de Lata, na distante ilha de Santa Cruz, alagando alguns vilarejos e o principal aeroporto da cidade. Moradores buscaram refúgio em locais elevados.
Mais de três dezenas de réplicas do tremor, com magnitudes de até 6,6, atingiram a região nas horas seguintes ao terremoto, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
As Ilhas Salomão, que ficam no "Anel de Fogo do Pacífico", foram atingidas por um tsunami devastador após um tremor de magnitude 8,1 em 2007. Ao menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas naquela tragédia, que destruiu mais de 13 vilarejos. 

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1226929-japao-retira-alerta-de-tsunami-onda-mata-cinco-nas-ilhas-salomao.shtml

0 comentários:

Postar um comentário