Conheça o poder de fogo da Coreia do Norte, que tem o 5º maior Exército do mundo

2/4/2013 às 00h30 (Atualizado em 2/4/2013 às 10h15)
 
A Coreia do Norte anunciou, no final do mês de março, o "estado de guerra" com a Coreia do Sul, e também chegou a ameaçar um ataque aos Estados Unidos. 
Segundo analistas internacionais, é difícil avaliar com precisão o tamanho do arsenal militar norte-coreano. Apesar disso, suas forças despertam a atenção e preocupam tanto o vizinho do Sul quanto o governo norte-americano com a possibilidade de uma guerra real.
A seguir, conheça o poder bélico da Coreia do Norte e as chances de Pyongyang em um possível conflito militar
Atualmente, a Coreia do Norte mantém cerca de 65% de suas unidades militares, e até 80% do seu poder de fogo global estimado, em uma área de até 100 Km da zona desmilitarizada, na fronteira com a Coreia do Sul, segundo informações do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), organização britânica especializada em segurança internacional.  
Com 700 mil soldados, 8.000 peças de artilharia e 2.000 tanques próximos à região, a Coreia do Norte poderia invadir o vizinho do Sul a qualquer momento.
As Forças Armadas da Coreia do Norte são o 5º maior Exército do mundo, composto por 1,1 milhão de militares da ativa, segundo o IISS, o que representa quase 5% de toda a população. Além disso, outros 4,7 milhões de militares estão na reserva.
O número de soldados norte-coreanos é quase duas vezes maior que o da Coreia do Sul, que possui 687 mil na ativa, além de 4,5 milhões na reserva.
Além disso, as forças norte-coreanas possuem uma quantidade estimada de 3.500 carros de combate, 3.000 veículos blindados e tanques leves, e mais de 10 mil peças pesadas de artilharia, muitas das quais são de autopropulsão.
 O país mantém, oficialmente, um orçamento de defesa anual de cerca de R$ 3 bilhões (US$ 1,5 bilhão) para apoiar essas forças.  
Mas outras estimativas indicam que o gasto seria três vezes maior, ou cerca de 25% do PIB da Coreia do Norte.
 Por seguir a doutrina militar soviética, a Coreia do Norte provavelmente começaria uma guerra com um ataque massivo de artilharia às bases da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, ao sul da zona desmilitarizada, com o objetivo de tomar a capital sul-coreana, Seul.  
Em seguida, Forças Especiais poderiam ser levadas à Coreia do Sul por meio de túneis, submarinos ou lançamentos aéreos.
Para evitar esses ataques, a Coreia do Sul intensificou nos últimos dias os exercícios militares na região, juntamente a tropas norte-americanas.

 http://noticias.r7.com/internacional/fotos/conheca-o-poder-de-fogo-da-coreia-do-norte-que-tem-o-5-maior-exercito-do-mundo-02042013?foto=6#fotos

0 comentários:

Postar um comentário