Coreia do Sul diz que não há sinais de novo teste nuclear do Norte

08/04/2013 06h30 - Atualizado em 08/04/2013 08h45

Apesar disso, há atividades na principal unidade atômica norte-coreana.

Chefe da ONU pediu que Norte não faça novas provocações.

A Coreia do Sul informou nesta segunda-feira (8) que não existem sinais de que aCoreia do Norte esteja preparando o quarto teste nuclear, depois de anunciar poucas horas antes que a atividade era intensa na principal unidade atômica norte-coreana, segundo a France Presse.
"Há atividades, mas parecem ser atividades de rotina nas instalações de Punggye-ri, onde acontecem este tipo de teste", afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, Kim Min-Seok. "Descobrimos que não houve movimentos incomuns que indicassem a realização de um teste nuclear."
O ministério da Unificação afirmou que outro teste não pO ministro da Unificação, Ryoo Kihl-jae, havia declarado a uma comissão parlamentar quePyongyang parecia preparar para os próximos dias um lançamento de teste de míssil balístico, assim como um quarto teste nuclear.
"Sim, há sinais de uma atividade pouco habitual ao redor da principal unidade norte-coreana de testes nucleares", disse.
Segundo a Reuters, o jornal Ilbo JoongAng, da Coreia do Sul, informou nesta segunda que a atividade na Coreia do Norte parece mostrar que o país se prepara para um quarto teste nuclear. "Há movimentos ativos recentes de homens e veículos no túnel sul em Punggye-ri", disse o jornal, citando uma fonte não identificada.
"Estamos monitorando, porque a situação é semelhante ao comportamento visto antes do terceiro teste nuclear", disse a autoridade do governo, segundo a reportagem. Não ficou claro, o funcionário disse ao jornal, se as atividades eram destinadas a iludir a vigilância dos EUA.
O teste nuclear da Coreia do Norte em 12 de fevereiro provocou sanções mais duras da ONU e desencadeou uma resposta hostil de Pyongyang.
ONU
Em Haia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu Coreia do Norte que não faça novas provocações.
"A República Popular Democrática da Coreia não pode continuar assim, enfrentando e desafiando a autoridade do Conselho de Segurança e a comunidade internacional", disse.
"Peço que se abstenham de adotar novas medidas de provocação", disse.
"É um pedido urgente e honesto da comunidade internacional, que me inclui", declarou Ban após um encontro com o ministro holandês das Relações Exteriores, Frans Timmermans.arece ser "iminente".

0 comentários:

Postar um comentário