Tempestade Isaac deixa dois mortos e 12.900 evacuados na República Dominicana


Ao menos duas pessoas morreram afogadas e 12.900 se viram obrigadas a deixar suas casas na R.Dominicana por causa das chuvas associadas à tempestade tropical "Isaac", que continua afetando o país, informaram neste domingo várias fontes.
A imprensa local reportou a descoberta hoje dos cadáveres de dois homens que desapareceram no sábado após serem arrastados pelas enchentes de dois rios em dois municípios.
As vítimas são o ex-prefeito da cidade de Villa Altagracia, Pedro Peralta, que morreu afogado quando tentava atravessar um rio para ir para casa, e Arístides Alcántara, encontrado no rio Yaguasa, em Santo Domingo Norte, detalhou em sua página online o jornal "Listin Diario".
Já o Centro de Operações de Emergências (COE) reportou que 12.900 pessoas foram deslocadas, embora só 1.090 delas estejam nos abrigos oficiais já que, segundo o relatório, o restante estaria na casa de familiares e amigos.
O boletim do organismo, que reduziu hoje para 19 o número de províncias em alerta máximo e subiu para 13 as demarcações em alerta intermediário, também divulgou que 864 casas foram afetadas pelo fenômeno atmosférico, cujas intensas chuvas deixaram incomunicáveis 90 cidades em várias províncias do país.
Isto, segundo a entidade, devido à enchente dos rios e à invasão do mar, como é o caso de Pedernales, uma das zonas mais castigadas pela tempestade, que também provocou o colapso total do sistema elétrico em algumas regiões - entre elas, a província de Monte Plata.
"Isaac", que também chegou ao vizinho Haiti, onde deixou pelo menos seis mortos, tende a se fortalecer hoje à medida que se afasta de Cuba a caminho da região de Florida Keys e teme-se que depois entre no Golfo do México em forma de furacão, o que pôs em alerta grande parte do litoral sul dos Estados Unidos, incluindo Nova Orleans.
Foi o que informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA em seu boletim das 12h (de Brasília), que situou a cerca de 130 quilômetros de Key West (Flórida) e 180 quilômetros de Havana.

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2012/08/26/tempestade-isaac-deixa-dois-mortos-e-12900-evacuados-na-rdominicana.htm

0 comentários:

Postar um comentário